61% SÃO CONTRA LIBERAÇÃO DE TODAS AS DROGRAS NO BRASIL, DIZ PESQUSIA PODERDATA

61% dos brasileiros se dizem ser contrários à liberação de todas as drogas no País. Os dados são de pesquisa PoderData realizada de 12 a 14 de outubro de 2024. Só 22% dos brasileiros declaram ser “a favor” da liberação. Outros 17% preferiram não responder sobre o assunto. Os percentuais são os mesmos registrados pelo levantamento em há 1 ano, quando foi feita a mesma pergunta aos entrevistados.

Em junho, o STF (Supremo Tribunal Federa) decidiu com a maioria dos votos, descriminalizar o porte de maconha (como a cannabis é popularmente conhecida) para uso pessoal e fixar a quantia de até 40 gramas para diferenciar usuários de traficantes.

O percentual de eleitores que votaram em Lula em 2022 e que se dizem a favor da liberação de todas as drogas é quase o dobro da taxa registrada dentre os bolsonaristas: 28% X 15%.

Apesar disso, a maioria dos lulistas e dos bolsonaristas dizem ser contra uma medida dessa natureza: 53% X 71%.

Foram 2.500 entrevistas, por meio de ligações para celulares e telefones fixos, em 181 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%.

Com informações de Poder 360