“NÃO TEMOS NENHUMA EVIDÊNCIA DISSO”, AFIRMA SEAP SOBRE ARTICULAÇÃO DE NOVA FACÇÃO EM PRESÍDIOS

Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) afirmou que não existe nenhuma evidência de articulação da nova facção no sistema penitenciário do Rio Grande do Norte até o momento, apesar de a Polícia Civil ter confirmado a informação.

Além disso, a secretaria afirmou que, por determinação do secretário Helton Edi, não irá se pronunciar sobre o assunto. “O sistema se mantém sob controle e segurança. Faz cinco anos que a gente não apreende celular. Faz muito tempo que não existe uma fuga, uma rebelião ou motim”, disse a secretaria em contato com o AGORA RN.

O posicionamento da Seap conflita também com o do juiz da Vara de Execuções Penais de Natal, juiz Henrique Baltazar, que informou que há um rompimento entre participantes de uma facção já existente no território potiguar, “Sindicato do Crime”. Com isso, de acordo com ele, o Estado deverá agora redefinir espaços dentro dos presídios para evitar mortes.

O juiz acredita que as facções devem brigar pelo comando do território na disputa pelo tráfico de drogas. “A guerra entre facções pode ocasionar problemas porque o Estado terá que redefinir espaços dentro do presídio, para evitar mortes dentro dos presídios. Uma coisa é trabalhar com duas facções, outra é trabalhar com três. Terá que redefinir os locais para recolher os presos”, pontuou.

Após a prisão de dois homens e uma mulher na semana passada em no município de Bom Jesus, suspeitos por organização criminosa e tráfico de drogas, o delegado da Polícia Civil de Macaíba, Cidorgeton Pinheiro, afirmou que uma nova facção está criando força no Estado.

Agora RN