Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the essential-blocks domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u889259375/domains/joelrei.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
AÇUDE GARGALHEIRAS, EM ACARI, ‘SANGRA’ APÓS 13 ANOS – Blog Joel Rei AÇUDE GARGALHEIRAS, EM ACARI, ‘SANGRA’ APÓS 13 ANOS – Blog Joel Rei

AÇUDE GARGALHEIRAS, EM ACARI, ‘SANGRA’ APÓS 13 ANOS

O açude Marechal Dutra, conhecido como Gargalheiras, finalmente atingiu sua cota máxima na noite desta quarta-feira 3. É a primeira vez que a “sangria” acontece no reservatório desde 2011.

Localizado em Acari, o açude comporta 44.421.480,38 m³ de capacidade. Com a sangria, as águas seguem agora pelo Rio Acauã em busca da Barragem Passagem das Traíras, em Jardim do Seridó.

O número de visitas tem aumentado ao reservatório nos últimos dias. O reservatório virou atração para moradores da região, que têm realizado vigílias na região à espera da sangria.

A sangria foi construída por seguidos dias de recarga que tiveram início na segunda quinzena do mês de fevereiro, a partir do dia 16. As águas que chegavam ao Gargalheiras vinham de outros mananciais que iniciaram suas sangrias, compondo a paisagem do gigante que, dia após dia, apresentava crescimento em seu volume de água.

A sangria no açude ocorre após fortes chuvas na região. Para se ter ideia, no final de março deste ano, o Gargalheiras registou cerca de 35% de capacidade. Em janeiro, o nível do açude estava em apenas 1,1% do volume total.

Patrimônio histórico, geográfico, paisagístico, ambiental e turístico do Rio Grande do Norte, o Gargalheiras serviu de locação para o filme “Bacurau”, lançado em 2019 e é um dos maiores açudes do Estado.