Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the essential-blocks domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u889259375/domains/joelrei.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
CINCO ESTATAIS FEDERAIS CONCENTRAM 82% DOS EMPREGOS CRIADOS PELAS EMPRESAS DA UNIÃO – Blog Joel Rei CINCO ESTATAIS FEDERAIS CONCENTRAM 82% DOS EMPREGOS CRIADOS PELAS EMPRESAS DA UNIÃO – Blog Joel Rei

CINCO ESTATAIS FEDERAIS CONCENTRAM 82% DOS EMPREGOS CRIADOS PELAS EMPRESAS DA UNIÃO

Apenas cinco estatais federais concentram 82% dos trabalhadores das 44 empresas controladas pela União. São 316,4 mil pessoas empregadas pelo Banco do Brasil (92,3 mil), Caixa Econômica Federal (86,8 mil), Correios (85,8 mil), Petrobras (46,9 mil) e Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), com 44,1 mil.

Ao todo, o país tem 436.283 pessoas ocupadas em uma das firmas governamentais. Os dados são do Relatório Agregado das Empresas Estatais Federais, divulgado pelo MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) em junho deste ano com informações relativas a 2023.

“No caso dos bancos públicos e dos Correios, os números se devem ao fato de essas empresas terem redes de atendimento com milhares de unidades e presença em todo o território nacional. Já a Ebserh administra mais de 40 hospitais públicos e a Petrobras conta com unidades administrativas, de produção e refino em diferentes regiões do Brasil”, diz o documento.

O relatório mostra ainda que houve uma queda de 8,9% no número de empregados das estatais entre 2019 e 2022, indo de 476,2 mil para 434 mil. Entretanto, o documento celebra um discreto crescimento, de 0,5%, no quantitativo de trabalhadores no ano passado. O índice significa 2,3 mil contratações. Outro ponto que se destaca no relatório é que houve uma queda de 12,8% no valor gasto com remuneração e benefícios da força de trabalho, isso quando aplicada a correção pela inflação. A redução nos valores pagos é 4,4 pontos percentuais maior que a queda de 8,4% no número de funcionários entre 2023 e 2022.

A pesquisa apresenta também os perfil demográfico das pessoas contratadas pelas estatais. Prevalecem os homens (61,5%), com idade média de 45 anos e média de 15,7 anos de serviços prestados. Em relação às diferenças de gênero, o relatório mostrou maior diferença entre aqueles que têm mais de 11 anos de trabalho. Nesta faixa, somente três a cada dez funcionários eram mulheres.

Já entre as pessoas com menos de 10 de serviço, a distribuição é de 51,3% homens e 48,7% mulheres. O número se aproxima um pouco da distribuição demográfica por gênero no país. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os percentuais na população brasileira em geral são 51,5% e 48,5%, respectivamente.

R7