De janeiro a agosto de 2024, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) realizou mais de 2.300 capturas de abelhas em áreas urbanas de todo o estado. A cidade de Caicó lidera o número de atendimentos, com 613 ocorrências. Este aumento é observado especialmente no segundo semestre, com a expectativa de crescimento de casos entre agosto e dezembro, período de reprodução das abelhas africanas.
Fatores climáticos, como o tempo seco e o calor intenso, influenciam diretamente na revoada de enxames para áreas urbanas. A combinação de altas temperaturas e baixa umidade cria um ambiente propício para que as abelhas saiam em busca de novos locais para suas colmeias, aumentando o risco de interação com a população.
O CBMRN reforça que a população deve evitar se aproximar de enxames, não tentar removê-los por conta própria e acionar imediatamente o 193 caso observe colmeias em áreas urbanas.
Diante do aumento da demanda, o CBMRN está colocando equipes extras à disposição para garantir o rápido atendimento e a segurança da população durante esse período crítico.
Ataque de abelhas deixa pessoas feridas em Areia Branca e Janduís em setembro
Um ataque de abelhas feriu duas pessoas em 4 de setembro no município de Areia Branca, na região da Costa Branca. De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma ambulância e uma equipe especializada na captura de abelhas foram acionadas para o local. Ainda não há detalhes sobre o estado de saúde das vítimas.
Homem é atacado por abelhas em Mossoró
Um homem foi atacado por abelhas na manhã do dia 10 e agosto, na Rua Epitácio Pessoa, próximo ao Vuco-Vuco, em Mossoró. De acordo com registros publicados nas redes sociais, equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realizaram manobras de reanimação na vítima, que se encontrava em estado grave.