
O Sistema Único de Saúde (SUS) começará a oferecer, em até 180 dias, o medicamento Qarziba (betadinutuximabe) para o tratamento de neuroblastoma de alto risco, um dos tipos de cân:cer mais comuns em crianças. A inclusão do remédio foi oficializada por uma portaria do Ministério da Saúde publicada nesta semana.
.
O Qarziba é uma imunoterapia indicada para pacientes que já passaram por cirurgia, quimioterapia ou radioterapia. Segundo o oncologista pediátrico Lauro Gregianin, chefe do Serviço de Oncopediatria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, o medicamento é amplamente utilizado nos EUA e na Europa e melhora a sobrevida dos pacientes em 10% adicionais, aumentando as chances de cura.
.
O neuroblastoma afeta, em média, 500 crianças por ano no Brasil, principalmente entre 2 e 3 anos de idade, atingindo a glândula suprarenal, localizada acima dos rins. Até então, famílias precisavam recorrer à Justiça para obter o medicamento.
.
O uso do Qarziba foi autorizado pela Anvisa em 2021 e recomendado para o SUS pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) em 2023. Com a compra pública do remédio, o governo espera reduzir custos, estimando um gasto total de R$ 107,8 milhões em cinco anos.
Via Certa Natal