MICROEMPRESAS ENCERRAM JANEIRO COM SALDO POSITIVO DE EMPREGOS NO RN

As microempresas do Rio Grande do Norte se destacaram como o único segmento com saldo positivo na geração de empregos no mercado de trabalho formal no primeiro mês de 2025. Conforme os dados divulgados pelo Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), nesta quarta-feira (26), as pequenas empresas registraram a criação de 204 novas vagas de emprego no RN.

Em contrapartida, o RN está com saldo geral negativo na geração de novos postos de trabalho, conforme foi mostrado em matéria na edição impressa da TRIBUNA DO NORTE desta quinta-feira (27). Durante o mês de janeiro de 2025, foram 19.694 admissões e 20.322 desligamentos, que resultaram em 628 vagas a menos.

De acordo com o levantamento elaborado pelo Sebrae-RN revela que as grandes empresas tiveram um saldo negativo de 399 empregos no primeiro mês deste ano. Na sequência figuram as pequenas (-252) e as médias (-181). Segundo o superintendente da entidade, Zeca Melo, o mês de janeiro é tradicionalmente, em razão de fatores sazonais, um período que não apresenta um bom resultado e este ano, apresentou um saldo negativo. 

Melo explica que o encerramento da safra de melão na região Oeste gerou um número expressivo de desligamentos, assim como, o fim de contratos temporários do período natalino, foram outros fatores que influenciaram para este cenário. 

“Como fator positivo nesse cenário, observamos a manutenção das vagas nos pequenos negócios, que, mesmo diante das dificuldades, conseguiram sustentar empregos e gerar novas oportunidades. Isso demonstra a força desse setor na economia do estado”, disse.