
A barreira ortopédica instalada no Hospital Regional Alfredo Mesquita Filho, em Macaíba, registrou 3,5 mil atendimentos até a primeira semana deste mês. De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte (Sesap) nesta terça-feira (8), o serviço chega ao quinto mês de funcionamento com uma média de 23 atendimentos por dia e 452 cirurgias realizadas.Play Video
Inaugurado no início de fevereiro deste ano, o serviço foi estruturado para atender casos de baixa e média complexidade na Região Metropolitana de Natal e reduzir a pressão sobre o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, referência em traumas e urgências ortopédicas.
Ao todo, a barreira busca atender os casos ocorridos em Macaíba, Parnamirim, Extremoz, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu e Ceará-Mirim. Do total de 452 realizadas até o momento, 114 foram feitas apenas em maio, o mês com maior frequência de procedimentos
Em relação ao total de 3,5 atendimentos ortopédicos, o maior pico de pacientes foi registrado no mês passado, quando 859 pessoas deram entrada na unidade.
A barreira ortopédica conta com uma estrutura de oito leitos de enfermaria, dois consultórios, centro cirúrgico e suporte para exames, suturas e imobilizações. O investimento foi de R$ 500 mil para a adequação do hospital de Macaíba.
Para este ano, segundo a Sesap, o financiamento do serviço foi assegurado pelo Ministério da Saúde, responsável por disponibilizar R$ 10, 8 milhões.