
O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) divulgou nesta quinta-feira (11) o balanço de inscrições da 3ª edição do Programa CNH Popular, que recebeu 65.996 candidaturas. A primeira etapa, destinada ao recebimento das inscrições, foi concluída na quarta-feira (10).
Seguindo o cronograma do programa, a próxima fase será a seleção dos candidatos, que ocorrerá entre 11 e 25 de setembro, seguindo os critérios estabelecidos em edital. A lista com os classificados será divulgada no dia 26 de setembro no site oficial do CNH Popular: cnhpopular.detran.rn.gov.br.
Durante a seleção, será verificado por meio de sistema eletrônico se os candidatos atendem aos requisitos, que incluem: ter mais de 18 anos, saber ler e escrever, comprovar residência no RN nos últimos 12 meses, não estar judicialmente impedido de obter a CNH, não ter a carteira suspensa ou cassada, não ter cometido infração penal na direção de veículos, não ter cometido infração de trânsito grave ou gravíssima, nem ser reincidente em infrações leves ou médias nos últimos 12 meses, além dos demais critérios previstos para a obtenção da CNH.
Em caso de empate, a Comissão organizadora do CNH Popular aplicará critérios de desempate previstos em edital, considerando, nesta ordem: menor renda por pessoa, maior número de dependentes no grupo familiar, maior tempo de desemprego, idade mais avançada, data e hora da inscrição e, se necessário, sorteio.
O programa garante gratuidade total das taxas referentes a exames, licença de aprendizagem e direção veicular, confecção da primeira CNH (ou mudança de categoria para C, D e E) e aulas nos Centros de Formação de Condutores.
Os candidatos selecionados deverão entregar a documentação exigida entre 29 de setembro e 28 de outubro, podendo agendar atendimento em qualquer unidade do Detran. A análise dos documentos será realizada de 29 de outubro a 27 de novembro, e o resultado final com os nomes dos beneficiados será divulgado em 28 de novembro.
*Com informações de Tribuna do Norte