CBF PROPÕE AMPLIAR FASE DE GRUPOS DA COPA DO NORDESTE PARA 20 TIMES E EXTINGUIR PRÉ-COPA

A Copa do Nordeste terá sua fase de grupos ampliada de 16 para 20 clubes a partir da temporada de 2026, caso a ideia proposta hoje pela CBF e federações da região seja aprovada. A principal mudança, proposta em reunião por presidentes das federações nordestinas na sede da CBF nesta quinta-feira (18), é a extinção da fase preliminar (a Pré-Copa), integrando mais equipes diretamente à etapa principal do torneio. Considerando que o modelo seja adotado, no caso do Rio Grande do Norte, a mudança vai beneficiar diretamente o ABC, que não precisará disputar duas fases preliminares para se garantir na fase de grupos.

O novo formato, que ainda depende de aprovação da diretoria de competições da entidade, também estabelece que todo o mata-mata, das quartas de final à decisão, será disputado em jogos de ida e volta.

No modelo proposto, os 20 clubes serão divididos em quatro grupos de cinco. A dinâmica da primeira fase também muda: as equipes não se enfrentarão dentro de suas próprias chaves, mas sim contra os times dos outros grupos ao longo de cinco rodadas em jogos únicos. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam para as quartas de final.

A fase eliminatória foi alterada para dar mais peso aos confrontos. Diferente do modelo atual, em que apenas a final é disputada em dois jogos, a nova proposta estabelece que as quartas de final, semifinais e a grande decisão acontecerão em partidas de ida e volta. Com a mudança, as equipes que alcançarem a final poderão disputar até 11 jogos na competição.

O critério de classificação continuará atrelado ao desempenho nos campeonatos estaduais. Campeões e vice-campeões de cada estado garantem vaga direta. As federações da Bahia e do Ceará, por terem o melhor posicionamento no ranking da CBF, terão direito a uma terceira vaga cada. A expectativa é que a proposta seja aprovada pela diretoria de competições da CBF, comandada por Júlio Avelar.

Confira os clubes da edição de 2026, caso o modelo seja aprovado:

  • Alagoas: CRB e ASA
  • Bahia: Bahia, Vitória e Jacuipense
  • Ceará: Ceará, Fortaleza e Maracanã
  • Maranhão: Maranhão e Imperatriz
  • Paraíba: Sousa e Botafogo
  • Pernambuco: Sport e Retrô
  • Piauí: Piauí e Fluminense
  • Rio Grande do Norte: América de Natal e ABC
  • Sergipe: Confiança e Itabaiana