
A Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF) propôs manter em 2026 o mesmo formato utilizado em 2025 no Campeonato Estadual.
Neste ano, o sistema de disputa consistiu na formação de um grupo único, com todos os clubes jogando contra todos, em partidas de ida na primeira fase. Os dois primeiros colocados se classificaram direto para a semifinal, enquanto os times do 3° ao 6° colocados participaram de um mata-mata classificatório para definição das duas outras vagas em jogos de ida e volta.
Ainda segundo o formato, o terceiro colocado disputa vaga contra o sexto colocado, enquanto o quarto colocado disputa contra o quinto colocado por outra vaga. As fases semifinal e final são disputadas em jogos de ida e volta. O sétimo e oitavo colocados são rebaixados.
A sugestão apresentada para início da competição é dia 10 de janeiro, com final em 21 de março, em um formato com 13 datas. O calendário foi apreciado e aprovado pela diretoria de competições da CBF e apresentado aos clubes na reunião.
A sugestão foi apresentada em reunião nesta terça-feira 28 do Conselho Técnico. O presidente em exercício da FNF, Paulo Tarcísio Lopes, conduziu a mesa acompanhado do vice-presidente da CBF, José Vanildo da Silva, e auxiliado pelo diretor executivo da FNF, Erick Dias.
Representantes de ABC, América, Globo, Laguna, Potiguar de Mossoró e Santa Cruz de Natal, participantes da Primeira Divisão estadual, estiveram presentes na reunião. Os clubes disputantes da Segunda Divisão foram convidados e puderam acompanhar as discussões. Os jogos da categoria estão em andamento e dois clubes ascenderão para a elite estadual em 2026.
“O calendário melhorou. Com o fim das eliminatórias da Copa do Nordeste, isso dá uma folga maior aos clubes. Os jogos não vão confrontar com os jogos da Série D e Copa do Brasil. Isso traz uma tranquilidade aos clubes, evitando acúmulo de jogos e desequilíbrio técnico das equipes”, elogiou José Vanildo.
A próxima reunião do Conselho Técnico será em 11 de novembro, ocasião em que será apresentada tabela e definições para regulamento.
Estádios
Para a disputa, os participantes devem indicar um estádio principal e um alternativo. A Arena das Dunas é considerada uma opção para todos os clubes. O prazo para indicação dos estádios é 7 de novembro. Em 23 de novembro deverão ser apresentados os laudos dos equipamentos.
A FNF reitera a necessidade de estádios com laudos em dia, aptos a receber público.
Já a segunda reunião do Conselho Técnico será em 11 de novembro, ocasião em que será apresentada tabela e definições para regulamento. Uma minuta do regulamento será enviada aos clubes para sugestões e aprimoramentos.
“Vamos torcer por um grande campeonato, com grandes atuações e que nossos representantes cresçam nas competições nacionais”, finalizou o presidente em exercício, Paulo Tarcísio.
“Quando chegamos aqui, encontramos ótimos profissionais. Agradecemos ao presidente e equipe pelo apoio que tem nos dado a gente vê que as portas estão sempre abertas e o trabalho está sendo bem feito. A ideia é que nós estejamos cada vez mais unidos, que o futebol potiguar se torne cada vez mais profissional, e que evolua. É o que dá sentido ao nosso trabalho”, declarou Vitor Arteiro, CEO do América SAF.