
A China suspendeu a proibição à carne de frango do Brasil, informou a Administração Geral de Alfândega chinesa em comunicado divulgado nesta sexta-feira (7). A decisão, que tem efeito imediato, foi tomada “com base nos resultados da análise de risco”, segundo o aviso, datado de 31 de outubro.
O embargo havia sido decretado em maio, após um surto de gripe aviária identificado em uma granja comercial no Rio Grande do Sul. Na ocasião, o governo chinês impôs uma restrição nacional a todas as importações de aves e produtos relacionados provenientes do Brasil.
Com a revogação da medida, o país asiático volta a liberar as compras do maior exportador mundial de carne de frango. O Brasil é o principal fornecedor do produto à China, que representa um dos maiores mercados consumidores do setor avícola global.
Em 2024, o Brasil exportou cerca de US$ 10 bilhões em carne de frango, o equivalente a 35% de todo o comércio mundial. A retomada das importações pela China deve fortalecer ainda mais o desempenho do agronegócio brasileiro e beneficiar produtores, indústrias e portos exportadores.