
A seleção brasileira vai conhecer os adversários da fase de grupos da Copa do Mundo, nesta sexta-feira (5). O novo formato do Mundial em 2026 vai contar com 48 seleções divididas em 12 grupos de quatro times. Os dois primeiros de cada grupo e os oito melhores terceiros colocados avançam para os dezesseis-avos de final.
A Fifa dividiu as seleções em quatro potes para o sorteio da fase de grupos, usando como base o ranking mundial de seleções da entidade. Em cada grupo terá um representante de cada pote.
A Copa do Mundo já tem 42 seleções classificadas e aguarda a repescagem europeia e internacional, que deve acontecer em março, para conhecer as outras seis equipes, que estarão, automaticamente, no Pote 4.
Como é a situação do Brasil no sorteio?
O Brasil, quinto colocado do ranking, ficou no Pote 1 com os anfitriões Estados Unidos, México e Canadá, e as outras oito seleções mais bem colocadas no ranking da Fifa: Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha.
Sendo assim, a seleção brasileira não vai enfrentar nenhuma dessas equipes na fase de grupos. O Brasil também não pode cair no mesmo grupo de nenhuma seleção sul-americana, já que cada chave poderá ter apenas uma equipe por continente, com exceção da Uefa, que pode ter até duas representantes.
Brasil pode reencontrar Croácia ou Suíça
Nove seleções do Pote 2 são elegíveis para caírem no grupo do Brasil na Copa do Mundo, incluindo duas velhas conhecidas da seleção: a Croácia, semifinalista da última Copa do Mundo, responsável por eliminar a canarinho, e a Suíça, adversária brasileira na fase de grupos nos últimos dois Mundiais.
Outras equipes do Pote 2 que podem dar trabalho para a seleção brasileira são Marrocos, também semifinalista da última Copa, e Japão, que venceu o Brasil em amistoso recente. Outros possíveis adversários são Austrália, Áustria, Coreia do Sul, Irã e Senegal.
Seleção pode enfrentar adversário que nunca venceu
Já no Pote 3, a adversária com maior qualidade que a seleção brasileira pode enfrentar é a Noruega, a qual a equipe nunca venceu na história. Líder do Grupo I das Eliminatórias Europeias, que tinha a Itália, vencendo todas as partidas, a equipe norueguesa tem uma forte arma no ataque: Erling Haaland.
As outras equipes que podem cair no grupo do Brasil são África do Sul, Arábia Saudita, Argélia, Catar, Costa do Marfim, Egito, Escócia, Panamá, Tunísia, que segurou a seleção em um empate no último amistoso, e Uzbequistão, estreante na Copa do Mundo em 2026.
Brasil pode fazer clássico precoce com a Itália?
As seleções já definidas no Pote 4 são Curaçao, Cabo Verde, Gana, Haiti, Jordânia e Nova Zelândia. Entre as seis seleções que serão conhecidas na repescagem estão Dinamarca, Suécia, Polônia e a Itália. Caso os italianos consigam a classificação para a Copa, eles podem cair no grupo da seleção brasileira e antecipar um clássico ainda na fase de grupos.
*Sob supervisão de Camila Juliotti