INOVAÇÃO NO CAMPO FORTALECE PRODUÇÃO DE LEITE DO MÉDIO OESTE POTIGUAR

Foto: Sebrae-RN

Considerada uma das principais atividades econômicas do Médio Oeste Potiguar, a pecuária leiteira da região inicia nova fase, marcada pela adoção de estratégias que aliam inovação e melhoramento genético do rebanho. A ênfase é o fortalecimento da produção de leite. O movimento aponta para um cenário de mais produtividade, eficiência e sustentabilidade no campo, especialmente para os pequenos produtores rurais.

É nesse contexto que o projeto Agroeste, desenvolvido pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, por meio da Agência Sebrae no Alto Oeste, em parceria com a Prefeitura de Rafael Godeiro, avança com ações voltadas à modernização da pecuária local. Na última semana, o projeto deu continuidade às atividades, com inseminações artificiais no rebanho bovino.

Ao todo, dez produtores rurais estão sendo beneficiados pela ação. Nessa primeira rodada de inseminações, três criadores foram contemplados, com a aplicação da técnica em seus animais. A expectativa é que, a médio e longo prazo, a melhoria genética do rebanho resulte em animais mais produtivos, capazes de gerar volume de leite superior ao das matrizes atualmente utilizadas.

De acordo com Carlos Henrique de Souza, consultor do Sebrae RN, a ação representa avanço importante para a pecuária leiteira da região. Em termos de aumento na produção de leite, a expectativa, segundo o especialista, é de que os primeiros resultados ocorram três anos após as inseminações.

“A inseminação artificial permite melhorar geneticamente o rebanho, o que impacta diretamente no aumento da produtividade e na eficiência da produção de leite. É um investimento que traz resultados consistentes ao longo do tempo e fortalece toda a cadeia produtiva”, explica.

Otimismo

Um dos produtores beneficiados nessa etapa foi Alan Cortêz, morador do Sítio Maniçoba, em Rafael Godeiro. Em sua propriedade, nove animais foram inseminados. Otimista com os resultados futuros, ele destaca a importância da iniciativa para tornar o setor mais promissor na região.

“A expectativa é muito positiva. Esse tipo de ação faz muita diferença para quem vive da produção de leite. A gente era muito carente nesse tipo de projeto e precisava desse apoio para fortalecer o rebanho e melhorar a atividade aqui na região”, afirma.

Ralph Monteiro, analista técnico do Sebrae RN, destaca que o projeto Agroeste reforça o compromisso do Sebrae RN com o desenvolvimento rural e a sustentabilidade dos pequenos negócios no campo.

“A parceria entre o Sebrae e a Prefeitura de Rafael Godeiro leva inovação às propriedades rurais, fortalece a pecuária leiteira e contribui para que os produtores enxerguem suas propriedades como negócios, mais estruturados, produtivos e sustentáveis”, ressalta.

Lançado em Rafael Godeiro em julho de 2025, a partir de Acordo de Cooperação Técnica assinado entre o Sebrae e a Prefeitura, a iniciativa impacta 20 produtores rurais. Além do melhoramento genético do rebanho, o projeto Agroeste reúne ainda conjunto de ações, que inclui dias de campo, capacitações técnicas, oficinas de gestão e comercialização, orientações sobre manejo sanitário e produtivo dos rebanhos, além da introdução de inovações no campo.