
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), através da 2ª Promotoria de Justiça de Monte Alegre, fez uma visita técnica a equipamentos de saúde de Vera Cruz para verificar as reais condições de funcionamento das unidades. A visita aconteceu na manhã desta quarta-feira (11) e incluiu o Hospital Municipal da cidade. A iniciativa integra três procedimentos instaurados após denúncias sobre falhas estruturais, sanitárias e operacionais que colocariam em risco o atendimento aos usuários do sistema público de saúde na região.
O objetivo da ação foi apurar in loco supostas irregularidades, o estado da unidade de saúde e o motivo do suposto fechamento de pontos de atendimento de saúde. Além disso, um procedimento aberto pela Promotoria de Monte Alegre apura denúncias de desabastecimento de medicamentos essenciais.
Hospital Municipal
No caso do Hospital Aida Ramalho Cortez Pereira, foi constatado que o local se trata na verdade de uma Unidade Mista de Saúde, conforme o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) do Ministério da Saúde. As denúncias apontam, entre outros pontos, a falta de insumos básicos, relatando situações em que familiares de pacientes precisam levar lençóis de casa devido à ausência de enxoval hospitalar completo. Quanto ao quadro de pessoal do hospital, o MPRN analisou as escalas de trabalho.
“Todos os dados apurados na unidade mista serão contemplados em um relatório posteriormente. Com esses dados vamos junto com a gestão do município tentar regularizar a situação da saúde da unidade mista de forma extrajudicial”, declarou a Promotora de Justiça Leila Andrade, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Monte Alegre.
MPRN