EMPRESAS POTIGUARES ABREM ESPAÇO PARA A INOVAÇÃO E SE MODERNIZAM

A tecnologia está no centro das atenções de empresas do Rio Grande do Norte que buscam se modernizar, redefinindo a maneira como operam, competem e atendem seus clientes. Os avanços tecnológicos, como inteligência artificial, armazenamento em nuvem e softwares inovadores estão permitindo que as empresas otimizem processos, aumentem eficiência de funcionários e tomem decisões mais estratégicas. Os temas serão discutidos na próxima quarta-feira (20), na Arena das Dunas, durante a 41ª edição do Motores do Desenvolvimento, que abordará inovação e tecnologia no Rio Grande do Norte.

O ESIG Group, empresa especializada em serviços de infraestrutura computacional, implantação de softwares, suporte técnico e consultoria em tecnologia da informação é um dos negócios potiguares que investe em inovação para acelerar processos internos e criar projetos de inovação para os clientes. A empresa desenvolve soluções para educação superior, educação básica, digitalização de governos e gerenciamento de dados corporativos. A ESIG criou, por exemplo, os SIGAA, plataforma utilizada pela UFRN para gerenciamento acadêmico.

O CEO do ESIG Group, Gleydson Lima, diz que o negócio, criado em 2011, vem se consolidando ano a ano como uma referência em tecnologia, educação, saúde e administração integrada. “A ESIG possui um time extremamente qualificado, com gosto por inovação e conhecimento. A finalidade é gerar produtos e serviços que agreguem valor aos clientes. Com a atuação dos times de novos produtos, nascem novas soluções utilizando tecnologias de micro-serviços, big data, cloud computing, analitycs, mobile, inteligência artificial e muitas outras tecnologias que estão transformando a nova economia”, comenta.

Atuando no mercado há 44 anos, a Conectrom, empresa especializada em projetos de engenharia e telecomunicação, se reinventou naturalmente para acompanhar a dinâmica de evolução das ferramentas tecnológicas, afirma o CEO e sócio-fundador, Alberto Serejo. Em 2009, a Conectrom passou a trabalhar mais fortemente para executar projetos de parques eólicos e fotovoltaicos. “Nessa área nossa, a gente sempre atua no limiar de desenvolvimento em tecnologia. É o avanço tecnológico que faz com que a empresa progrida e permaneça forte no mercado”, diz Lima.

O aparato de tecnologia e inovação da empresa permite que sejam feitos aterramentos dos parques, conectando-os à uma subestação. “Na parte de aterramento trabalhamos com equipamentos de ponta para detectarmos se o aterramento está correto conforme a exigência de cada máquina dos fabricantes. Na parte de fibra ótica é a mesma coisa. Temos equipamento, onde existem testes para que seja efetivamente provado para ver quantos metros de fibra foram lançados, se tem atenuação, se está chegando tudo corretamente”, aponta o CEO da Conectrom.

Transformação digital não é mais opção, é necessidade

O diretor-geral do Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN), Ivonildo Rego, diz que a transformação digital não é mais uma opção para as empresas, mas uma necessidade. Os avanços da área estão permitindo que as empresas possam crescer ou criar outros negócios. Neste cenário, as empresas que abraçarem a transformação digital estarão em melhor posição para se manterem competitivas em um mercado cada vez mais globalizado.

“Na minha leitura não tem alternativa. Esse é o caminho que as empresas têm para melhorar a produtividade e aumentar a competitividade. Além disso, o setor público também precisa se modernizar para melhorar seus serviços. A transformação digital não é uma digitalização simples, não é uma pessoa fazer uma coisa e depois passar para o computador. É construir novos processos e entender as demandas dos clientes. Esse é um instrumento importante de transformação de uma empresa”, comenta Rego.

Os assuntos estarão em pauta no Motores Inovatec, a 41ª edição do evento que discute caminhos para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte.  “Inovação e tecnologia são essenciais para o desenvolvimento do nosso estado. O RN vem aos poucos dando passos em direção de transformar sua economia para explorar áreas mais baseadas no conhecimento, como é o caso da Tecnologia da Informação. Essa temática trazida pelo Motores é vital para a região”, destaca o CEO do ESIG, Gleydson Lima. 

Ao longo do evento serão abordados temas relacionados à visão geral das iniciativas de inovação e tecnologia no Rio Grande do Norte, identificação das áreas de destaque e oportunidades. As startups também terão espaço com a apresentação de cases de sucesso no RN, bem como suas trajetórias e desafios, além da exploração das perspectivas de crescimento e apoio ao empreendedorismo no Estado. Conceitos fundamentais de big data e análise de dados e casos de aplicação no contexto local também serão tema do evento.

O que

O projeto “Os Motores do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte” foi criado pelo Sistema Tribuna de Comunicação para apresentar uma série especial de suplementos e seminários que pretende liderar um processo de discussão sobre os motores do desenvolvimento da economia do RN, levando à sociedade informação de qualidade sobre o presente e perspectivas para o futuro. O público participante do seminário é formado por empresários, lideranças  políticas e pesquisadores para acompanhar palestras e debates sobre nossa economia. A 41ª edição do Motores é correalizada por Sebrae, tem apoio do Governo do Estado, Prefeitura de Natal e Assembleia Legislativa do RN e patrocínio das empresas Conectrom, ESIG, Senac e Nagem.

PROGRAMAÇÃO

08h30 –  Abertura

09h00 – Início do Evento

09h10 – Pitch Senac

09h25 – Palestra

09h50 – Walter Longo: Surfando no Tsunami – O Impacto da Inteligência Artificial nos Negócios

11h20 – Pitch ESIG

11h25 – Painéis do Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN), Senac, Sebrae e Sistema Tribuna de Comunicação)

12h00 – Encerramento