
A temporada 2023 da Fórmula 1 já conhece seu campeão. A corrida sprint no circuito de Lusail, no Catar, confirmou o terceiro título do holandês Max Verstappen (Red Bull). Ele chegou a esta prova com 400 pontos, e só poderia ser alcançado pelo seu companheiro Sergio Pérez. O mexicano estava 177 pontos atrás e precisava fazer seis a mais para sobreviver na disputa. Porém, ele se envolveu em uma batida tripla durante a 11ª das 19 voltas da prova, e encerrou suas possibilidades.
Apesar de não iniciar na pole position da sprint — Oscar Piastri e Lando Norris (ambos da McLaren) “roubaram” a primeira fila —, não houve problema para Max, que largou na terceira posição e terminou em segundo. A prova acabou sendo vencida por Piastri, e o campeão terminou na sequência, também conquistando a volta mais rápida (1m26s128), chegando aos 407 pontos. O pódio foi completado por Norris.
Max se torna o sexto piloto a conquistar três campeonatos mundiais e o quinto a fazê-lo de forma consecutiva — foi campeão em 2021 e 2022. Aliás, ele é o segundo piloto da história a vencer seus primeiros três títulos em uma sequência direta. Apenas o tetracampeão Sebastian Vettel, também na Red Bull, conseguiu este feito (2010, 2011 e 2012). Nomes como Juan Manuel Fangio, Michael Schumacher, Lewis Hamilton e Alain Prost não conseguiram, assim como outros tricampeões.
— Sensação fantástica. Um ano incrível. Me sinto super orgulhoso, e também do trabalho da equipe. Vamos seguir forçando, mas é claro que estou incrivelmente feliz esse momento — disse o piloto holandês.