
O Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, registrou no primeiro semestre de 2025 o maior fluxo de passageiros dos últimos sete anos. Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o terminal potiguar movimentou 1.137.500 pessoas entre janeiro e junho, crescimento de 3,8% em relação ao mesmo período de 2024.
Do total, 1.087.501 passageiros foram transportados por voos domésticos — com destaque para destinos como São Paulo (Guarulhos), Brasília, Rio de Janeiro (Galeão), Belo Horizonte, Campinas e Recife — e 49.999 em voos internacionais, principalmente para Lisboa e Buenos Aires. A Gol liderou em número de passageiros transportados (36,2%), seguida por Latam (35,2%), Azul (25,5%) e TAP (3%).
Mesmo com a suspensão do voo direto da Latam para o Galeão em abril, a alta foi mantida. O desempenho positivo é atribuído, em parte, à política de incentivos fiscais do Governo do Estado, como a ampliação da desoneração de ICMS sobre o combustível de aviação (QAV). A secretária estadual de Turismo, Marina Marinho, celebrou os dados, afirmando que o resultado “reflete ações integradas de promoção do destino potiguar”. A Fecomércio-RN também destacou que a redução no preço das passagens aéreas e o crescimento no setor de serviços têm impulsionado o turismo, consolidando-o como motor estratégico da economia local.