Números oficiais das eleições municipais de 2024, divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) nesta segunda-feira 7, mostram que o PT e os partidos com quem a sigla estava aliada elegeram mais de 100 prefeitos em todo o Estado. Além disso, a legenda disputará a Prefeitura do Natal no segundo turno, com Natália Bonavides, que obteve 28,45% dos votos válidos na Capital, ou seja, 110.483 votos.
Este ano, o PT elegeu sete prefeitos e dez vice-prefeitos, número que representa um recorde desde que o partido foi criado, em 1980. Em Currais Novos, o PT conquistou seu terceiro mandato consecutivo com a eleição de Lucas Galvão, numa coligação que inclui, além do PT, o PV, PCdoB, Cidadania, PSC e o PSDB, comandado pelo presidente da Assembleia Legislativa do RN, o deputado estadual Ezequiel Ferreira.
A governadora Fátima Bezerra (PT) classificou o resultado obtido pelo partido nas urnas “bastante animador”. Segundo ela, “além da eleição dos prefeitos aliados, é importante destacar que a população de Natal deu um recado ao levar a deputada federal Natália Bonavides para o segundo turno”, disse.
“Natália demonstrou muito preparo e capacidade para administrar Natal. Fez um debate propositivo, apontando os principais desafios e problemas que a cidade enfrenta, além de sugerir soluções viáveis. Chegar ao segundo turno é uma conquista, e a partir de agora, com o tempo de TV igual, será possível aprofundar ainda mais o debate”, afirmou Fátima, ao analisar os dados oficiais da eleição.
A gestora disse ainda que o momento é de trabalhar pela ampliação da aliança política visando o segundo turno em Natal. E observou que Natália Bonavides “é a candidata com maior potencial para fortalecer a relação entre o governo estadual e o federal, fundamental para o futuro da capital potiguar”.
Regiões. Os números oficiais mostram que o bloco aliado ao PT fez a maioria dos prefeitos nas mesorregiões Oeste, Agreste e Central e, no Leste Potiguar, além de importantes conquistas de redutos eleitorais, como a disputa do segundo turno em Natal.
No Oeste, destaque para o município de Assu, que elegeu Dr. Lula (Republicanos) e a vice Isabela Morais (PT), com 53,22% dos votos válidos. Já no Alto Oeste potiguar, o destaque ficou com Pau dos Ferros, que renovou o mandato da prefeita Marianna Almeida (PSD), com 63% dos votos válidos.
No Agreste, os aliados comemoram os resultados em Santa Cruz, com a eleição da odontóloga Ana Fabrícia, conhecida como Aninha de Cleide, da coligação liderada pelo MDB, com apoio do PT, PV, PCdoB e Republicanos.
Lula. No plano nacional, o PT conquistou 253 prefeituras. O resultado supera o desempenho obtido em 2020, quando a legenda conquistou 182 municípios no primeiro turno. A expectativa é que o presidente Lula viaje a Natal para reforçar a campanha de Natália. Além da capital potiguar, a legenda disputa o segundo turno em três outras capitais: Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE) e Cuiabá (MT).
Fátima comemora votação de Natália e diz que Lula virá a Natal no segundo turno
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve para Natal para apoiar a campanha de segundo turno de Natália Bonavides. No primeiro turno, a vinda do presidente era esperada, mas não aconteceu.
“Natal deu um recado, no sentido de levar a deputada federal Natália Bonavides para o segundo turno. E o segundo turno é outra eleição. No primeiro turno são vários candidatos, várias opções, e a população decide quem vai passar para o segundo turno”, disse a governadora.
Segundo Fátima, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, já entrou em contato e confirmou a vinda de Lula ao RN. “Com certeza, Lula virá agora no segundo turno”, disse.
Natália vai concorrer à Prefeitura do Natal com Paulinho Freire (União). O pleito será dia 27 de outubro, último domingo do mês. Paulinho teve 44,15% dos votos e Natália 28,51%. O ex-prefeito Carlos Eduardo teve 23,82%. Em quarto lugar, veio Rafael Motta com 3,23%. Logo na sequência: Nando Poeta (PSTU) com 0,17 % e Heró Bezerra (PRTB) teve 0,12%. l