O Santa Cruz assustou e chegou a estar na frente do placar duas vezes, mas o América, que sofreu com a falta de criatividade de uma equipe bastante mesclada, conseguiu arrancar o empate por 2 a 2, no estádio Barrettão. Com o resultado, o time alvirrubro assegurou a liderança do grupo A, definindo a vantagem do mando de campo na semifinal contra o Baraúnas. Vitinho e Paulinho marcaram para o Tricolor, enquanto Guilherme Guedes e Souza empataram para o América.
A partida era para definir o líder do grupo A e quem iria enfrentar o ABC na semifinal da Copa Cidade do Natal – missão que restou ao Santa Cruz. Ao América, o empate bastava e para o Tricolor, só a vitória interessava. E o que se viu logo nos primeiros instantes de partida foram as equipes buscando se impor dentro de campo, deixando o confronto bem equilibrado.
Para quem esperava um Santa Cruz retraído, armado apenas para jogar em cima dos erros americanos, a equipe mandante demonstrou muita ousadia e buscou o ataque a todo momento, no primeiro quarto de jogo, o Tricolor ocupou o campo ofensivo e deu trabalho ao sistema de defesa Alvirrubro, criando algumas situações de perigo.
Como estivesse dosando energias, uma vez que o jogo teve início às 15h, o América se manteve recuado e tinha dificuldade de montar as suas jogadas ofensivas.
Em 20 minutos de partida, o lance mais incisivo do lado americano, foi uma descida de Giovani, que entrou na área em velocidade e, ao invés, de tentar o chute, ele aproveitou a chegada do zagueiro para se atirar em campo, atrás de cavar um pênalti , mas o árbitro mandou o lance seguir.
Porém de tanto insistir, o Santa Cruz abriu o placar com Vitinho aos 32 minutos. O América tentava sair com a bola dominada da defesa, Igor interceptou o passe e cruzou na medida para Vitinho bater de primeira, tirando a chance de defesa de Renan Bragança.
O América descontou o gol sofrido na mesma proporção, Ferreira interceptou uma saída da defesa tentada pelo Santa Cruz, passou para Guilherme Guedes, que arriscou de fora da área e o goleiro tricolor acabou atrapalhado pelo corta luz realizado por Mateuzinho, que se encontrava em posição duvidosa, mas apesar da sinalização do auxiliar, na visão do árbitro Tarcísio Flores, o lance foi legal e o gol foi confirmado aos 43 minutos.
Disposto a recuperar a vantagem perdida na etapa inicial, o Santa Cruz voltou a assustar logo no início do segundo tempo, com um chute de Igor, que acertou o travessão. Pouco tempo depois, aos 6 minutos, em nova descida do Tricolor, o lateral esquerda Wesley acertou um belo cruzamento e Paulinho se antecipou a zaga com um peixinho para fazer 2 a 1 e voltar a deixar o Alvirrubro em rota de colisão com o ABC, na semifinal.
Mesmo com a equipe enxertada com mais alguns titulares, o Alvirrubro continuava apresentando dificuldade na armação das jogadas. Enquanto isso, vez ou outra, o Santa Cruz conseguia incomodar o goleiro Renan Bragança.
Para combater a falta de criatividade, só mesmo em jogadas de bola parada. E foi assim que Souza, decretou o novo empate no placar do Barrettão. O jogador que entrou na etapa complementar, bateu uma falta com perfeição, aos 23 minutos, para fazer o 2 a 2 e devolver a liderança do grupo A ao Alvirrubro.
Depois da igualdade nenhuma das equipes conseguiu uma grande oportunidade, o goleiro americano apareceu bem ao defender um chute de Marcelinho, de fora da área, mas foi só. De tanto correr atrás de um resultado melhor, o Santa Cruz cansou e não teve força para brigar por algo melhor no jogo.