Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the essential-blocks domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u889259375/domains/joelrei.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
ATENDIMENTO A VÍTIMAS DE ACIDENTE DE MOTO CRESCE 13% E REGISTRA RECORDE NO WALFREDO GURGEL – Blog Joel Rei ATENDIMENTO A VÍTIMAS DE ACIDENTE DE MOTO CRESCE 13% E REGISTRA RECORDE NO WALFREDO GURGEL – Blog Joel Rei

ATENDIMENTO A VÍTIMAS DE ACIDENTE DE MOTO CRESCE 13% E REGISTRA RECORDE NO WALFREDO GURGEL

O Hospital Walfredo Gurgel, principal porta de urgência e emergência na Grande Natal, registrou um crescimento de 13, 15% no número de atendimentos a vítimas de acidentes de moto em um ano. Em julho de 2023, a Unidade atendeu 760 pacientes desse perfil, enquanto que no mesmo período deste ano o número subiu para 860 pessoas e superou o recorde anterior. Os dados são da Secretaria de Saúde Pública do Estado (Sesap/RN) e foram divulgados nesta quinta-feira (8).

De acordo com a Sesap, foram atendidas em média de 27,7 pessoas por dia durante o último mês de julho. O total de casos representa, ainda, um crescimento de 13,6% em relação a junho, quando 757 pessoas foram assistidas por queda de moto. Essa foi a primeira vez também que o hospital viu o quantitativo de acidentados por motocicleta cruzar os 770 em um só mês.

Do total de atendidos no mês passado, 38,6% vieram de acidentes ocorridos em Natal. Em números absolutos, o percentual representa 332 pessoas que precisaram de cuidados devido a acidentes no veículo. O dia com mais atendidos foi 28 de julho, um domingo, quando 42 vítimas de acidentes de moto deram entrada no pronto-socorro Clóvis Sarinho.

Para enfrentar a situação, esclarece a Sesap, a pasta vem atuando junto a outros orgãos para intensificar o trabalho de educação e fiscalização no trânsito, em especial na Região Metropolitana, por meio do Programa Vida no Trânsito. “Soma-se a isso a campanha de conscientização recentemente lançada pelo Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran-RN). O trabalho de comunicação conduzido pelo Detran-RN com enfoque na quantidade de motociclistas acidentados atendidos no Walfredo visa sensibilizar os motociclistas para buscar a redução do número de acidentes”, complementa a Secretaria.

Aumento de atendimentos é constatado em outras áreas

Além das vítimas de acidentes de moto, o Walfrefo registrou um aumento de atendimentos em outras áreas de especialidade da unidade, tendo todas elas atingido o número mensal máximo de 2024. Em ortopedia, o aumento foi de 10,3%, passando de 1521 casos em junho para 1678 em julho. Já os casos suspeitos de acidente vascular cerebral subiram 27,8% em um mês, saindo de 355 em junho para 454 no mês seguinte.

No total, a porta de urgência recebeu 6484 pessoas, o maior do ano, representando um aumento nominal de 621 atendimentos e de 10,5% na demanda total. O maior número do ano até então tinha sido em março, com 6049 atendimentos no pronto-socorro. Entre as mais de seis mil pessoas atendidas, 1444 delas ficaram internadas no hospital.