Meio-campista do Barcelona e da Espanha, Aitana Bonmatí, de 25 anos, foi eleita a melhor jogadora do mundo na tradicional premiação da Bola de Ouro, da Revista France Football. Ela quebra uma sequência de duas conquistas da compatriota e companheira de clube, Alexia Putellas, que sequer foi indicada na atual edição. Única brasileira indicada, Debinha fica na 28ª posição.
Bonmatí era a favorita. Destaque no título da Copa do Mundo com a Espanha, ela foi eleita a melhor jogadora do Mundial da Austrália e da Nova Zelândia. A meio-campista também foi a melhor jogadora da última Champions League, conquistada pelo Barcelona. Ao receber a Bola de Ouro, a espanhola fez questão de enaltecer as companheiras do Barça e da seleção campeã do mundo.
– Eu sempre pensei que o que tiver que acontecer, vai acontecer. Prefiro viver o dia a dia e espero que isso me aproxime desse tipo de prêmio. Toda jogadora todo dia sonha em ganhar um prêmio como esse. Mas gostaria de dizer que a equipe sempre vem em primeiro lugar. Esse tipo de premiação não acontece se o time não tiver um bom desempenho.
Esta é a quinta edição da Bola de Ouro Feminina. A norueguesa Ada Hegerberg foi a primeira vencedora, em 2018. A norte-americana Megan Rapinoe ganhou em 2019, e a espanhola Alexia Putellas venceu os dois últimos prêmios, em 2021 e 2022 – em 2020, não houve a premiação devido à pandemia.
Bola de Ouro Feminina: o ranking
- Aitana Bonmati (Espanha/Barcelona)
- Sam Kerr (Austrália/Chelsea)
- Salma Paralluelo (Espanha/Barcelona)
- Fridolina Rolfö (Suécia/Barcelona)
- Mary Earps (Inglaterra/Manchester United)
- Olga Carmona (Espanha/Real Madrid)
- Alexandra Popp (Alemanha/Wolfsburg)
- Patricia Guijarro (Espanha/Barcelona)
- Linda Caicedo (Colômbia/Real Madrid)
- Rachel Daly (Inglaterra/Aston Villa
Fonte: Portal 98Fm