
O número de salas de cinema em funcionamento no Brasil bateu recorde em 2024, com 3.509 espaços de exibição, segundo a Agência Nacional do Cinema (Ancine), vinculada ao Ministério da Cultura.
A marca anterior, de 3.478 locais, era de 2019, ano anterior à pandemia de covid-19. Em 2020, quase metade das salas foram fechadas no país.
Diversos municípios brasileiros ganharam seus primeiros espaços de exibição, como Monte Carmelo e Ponte Nova, em Minas Gerais, e Miracema, no Rio de Janeiro. Um cinema que estava fechado há 30 anos foi reaberto em Viçosa, em Alagoas.
Segundo a Ancine, a recuperação do setor teve apoio de linhas de crédito do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), o que impulsionou abertura de novas salas no interior do Brasil e em periferias urbanas.
Ainda de acordo com a agência reguladora, o número de espectadores de filmes brasileiros dobrou em 2024 na comparação com 2023.
“Ainda Estou Aqui”, sucesso de público e crítica, já ultrapassou de 3 milhões de ingressos vendidos — é a maior bilheteria, com folga, da produção nacional pós-pandemia — e tem brilhado na temporada de premiações, com chances de indicações ao Oscar. A lista de concorrentes à estatueta será divulgada em 17 de janeiro.
SBT News