BRASIL BATE RECORDE HISTÓRICO E PROJETA 9 MILHÕES DE TURISTAS INTERNACIONAIS EM 2025

O Brasil alcançou um marco histórico no setor de turismo, registrando a visita de 7,68 milhões de turistas internacionais de janeiro a outubro de 2025. Este é o maior acumulado para os dez primeiros meses em toda a série histórica, representando um aumento de 42,2% em relação ao mesmo período de 2024.

A meta inicial do Plano Nacional de Turismo, que era fechar o ano com 6,9 milhões de visitantes estrangeiros, foi superada em 11% já em agosto. A projeção atual do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) é que o país finalize 2025 com 9 milhões de turistas internacionais.

Crescimento Sustentado e Coordenação Setorial

Philipe Karat, coordenador de Demanda a Transportes Multimodais da Embratur, que participou do evento “Brasil em expansão: conectividade aérea e turismo como motores de projeção global” nesta quarta-feira (12), destacou a saúde do mercado.

“A gente bateu o recorde antigo, que era 6,4 milhões em agosto. Hoje, a gente está superando em 11% a meta do Plano Nacional de Turismo”, afirmou Karat.

O executivo atribuiu os resultados positivos à “coordenação do todo” e ao envolvimento de diversas instituições, citando o caso do Aeroporto de Florianópolis, que recentemente bateu o recorde de 1 milhão de passageiros internacionais, juntando-se a Guarulhos (SP) e Galeão (RJ) neste patamar.

Investimentos em Conectividade Aérea

A melhoria na conectividade aérea foi apontada como crucial para o crescimento. O diretor da companhia aérea espanhola Iberia, Juan Cierco, informou que a empresa destinará recursos para expandir sua atuação na América Latina, especialmente no Brasil, já no primeiro semestre de 2026.

“Para a Iberia, o Brasil é muito mais do que um destino turístico. É um país de negócios, de intercâmbio cultural, de desenvolvimento econômico, de desenvolvimento social e, claro, de turismo”, disse Cierco.

Alejandro Gómez Gil, diretor executivo da Câmara Oficial Espanhola de Comércio no Brasil, reforçou que, devido às dimensões continentais e à carência de transporte terrestre, “voar no Brasil não é um luxo, é uma necessidade”, tornando as conexões aéreas domésticas essenciais para o turista estrangeiro.

Impacto Social e Ambiental do Turismo

Karat ressaltou que o turismo internacional traz benefícios que vão além da economia, como a geração de renda para as comunidades e o estímulo à preservação da cultura e do meio ambiente, visto que a atividade se beneficia da natureza preservada.

Ele mencionou ainda o potencial do turismo para reduzir a migração interna, ao permitir que as pessoas desenvolvam atividades em suas próprias localidades, citando Caldas Novas (GO) e Porto Seguro (BA) como exemplos de destinos domésticos de grande relevância que devem servir de alavanca para impulsionar o turismo internacional.

“Precisamos trabalhar com os aeroportos e companhias aéreas locais para formar alianças com companhias aéreas internacionais e trazer passageiros [estrangeiros] para esse lugar”, concluiu o coordenador da Embratur.

*Com informações de Agência Brasil