O Brasil empatou com o Uruguai em 1 a 1, nesta quarta-feira (19), pela 12ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo 2026, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Valverde abriu placar para os uruguaios no início do segundo tempo, mas Gerson chegou tudo igual para a equipe brasileira. Com o resultado, a Seleção Brasileira termina o ano na quinta colocação, com 18 pontos, um a menos que a Colômbia.
Como foi a partida?
O Brasil foi superior durante toda a primeira etapa. A seleção começou pressionando a saída de bola uruguaia e levou vantagem nas jogadas individuais. Com transições no setor ofensivo com Savinho, Vini Jr. e Igor Jesus, a equipe de Dorival chegou mais vezes ao gol adversário. Foram sete finalizações brasileiras contra apenas quatro do Uruguai, além de ampla superioridade na posse de bola. O destaque do primeiro tempo ficou para Raphinha, que participou de, praticamente, todas as jogadas de perigo. No outro lado do campo, o setor defensivo causou mais momentos de tensão do que o necessário. Danilo e Marquinhos cederam chances para a seleção de Marcelo Bielsa, mas pararam no gol de Éderson. Por fim, ninguém conseguiu balançar as redes.
O segundo tempo começou movimentado. No primeiro minuto, Savinho arrancou depois de uma roubada de bola no meio-campo, levou para a entrada da área e finalizou, mas a bola saiu pela linha de fundo. Aos nove minutos, os uruguaios abriram o placar com Valverde. O jogador do Real Madrid recebeu de Maxi Araújo, driblou Bruno Guimarães e bateu colocado para estufar o gol brasileiro. Logo em seguida, Dorival decidiu mexer e colocou o time para frente: Igor Jesus saiu para a entrada de Luiz Henrique e Abner deu lugar a Martinelli. Três minutos depois, veio o empate, com direito a golaço. Raphinha cruzou bola para a área, Saracchi cortou e a bola sobrou para Gerson chutar de fora da área e deixar tudo igual em Salvador.
Com o gol, a Seleção Brasileira começou a gostar mais do jogo e retomou às rédeas da partida. O Uruguai diminuiu o ritmo e o Brasil recuperou o fôlego com a entrada de Estêvão no lugar de Savinho. Apesar de finalizações em massa, os uruguaios seguraram o resultado frustrante. Com o empate, a equipe de Dorival termina o ano na quinta posição, com 19 pontos. Com o tropeço da Colômbia, o Brasil poderia ter assumido a segunda colocação em caso de vitória.
O que vem por aí?
Agora, a Seleção Brasileira só volta a campo em março de 2025, para os duelos contra Colômbia (20/03) e Argentina (25/03) em confrontos diretos na parte de cima da tabela. Os locais ainda serão confirmados pela CBF.
R7