Não bastassem dois cartões, o amarelo e o vermelho, para complicar vida de árbitros e jogadores de futebol, a International Football Association Board, órgão que regulamenta as regras do esporte vai testar um terceiro, o azul.
A nova modalidade de punição, que tira o atleta de campo por dez minutos em razão de antijogo, simulação ou desrespeito a um dos árbitros, será testada pela instituição no próximo verão europeu, nas Copas da Inglaterra masculina e feminina.
O IFAB, que colocou os cartões azuis em pauta desde novembro, publicará os protocolos detalhados na sexta-feira, 9. Já existem testes em andamento no futebol amador e juvenil na Inglaterra e no País de Gales, mas os árbitros têm usado cartões amarelos em vez de azuis para a punição. O conselho deverá dar luz verde ao teste em níveis mais profissionais do jogo em sua próxima assembleia geral anual em Loch Lomond, Escócia, em 2 de março.
Como será aplicado
O novo cartão fará com que o jogador seja retirado da partida por 10 minutos.Se o jogador receber dois cartões azuis, ou um amarelo e um azul, receberá o cartão vermelho em seguida e será expulso.