
Quem prefere o comércio de rua, mas evita o corre-corre típico das semanas que antecedem o Natal, tem encontrado nos domingos uma alternativa mais tranquila para as compras. No Alecrim, um dos principais polos comerciais da capital potiguar, lojas abriram neste domingo 14 e abrirão no próximo 21 em horário especial, repetindo uma estratégia que vem sendo reforçada nos últimos anos. Ontem 14, o cenário foi de movimento moderado, com vagas disponíveis para estacionamento e circulação mais confortável entre vitrines e corredores.
Além das lojas tradicionais e do Shopping 10, o camelódromo do bairro também confirmou funcionamento no próximo domingo antes do Natal. A expectativa dos comerciantes é de incremento no fluxo de consumidores, impulsionado pelo pagamento do 13º salário, que deve ocorrer até a sexta-feira 19. A iniciativa integra um projeto mais amplo de estímulo à abertura dominical do comércio de rua.
“Todos os anos nos planejamos para que esse formato em horário especial de domingo aconteça. Começamos em 2018 e, desde então, fortalecemos essa ideia, incentivando que as lojas funcionem não só em dezembro, mas ao longo do ano. Existe um projeto para que o Alecrim funcione pelo menos uma vez por mês aos domingos, o Domingão no Alecrim”, afirma Matheus Feitosa, presidente da Associação dos Empresários do Alecrim (AEBA). Segundo ele, a abertura também costuma ocorrer em datas como Dia das Mães e Dia dos Namorados.
De acordo com Feitosa, o público dominical é formado tanto por quem utiliza transporte público quanto por consumidores que vão de carro próprio, além dos moradores do bairro. “É um perfil de pessoas que, durante a semana, não consegue ir ao comércio de rua por causa do horário de expediente e também de famílias. Elas buscam uma experiência mais tranquila, com maior oferta de estacionamento, mais tempo para observar o produto e conversar com o vendedor. É uma compra que se mistura com lazer”, diz.
Na Cidade Alta e no Centro, a abertura de lojas também foi adotada, embora em menor escala. Já na Zona Norte e no entorno da Praça da Árvore de Mirassol, o comércio aposta em horários estendidos, sobretudo no período noturno, acompanhando o fluxo gerado pela programação natalina. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal) divulgou o calendário oficial de funcionamento do comércio de rua até o início de janeiro.
Enquanto isso, os shopping centers espalhados pela cidade operam com horários ampliados e regras específicas para vésperas, feriados e funcionamento facultativo, buscando acomodar a alta demanda típica do período.
Midway Mall
Maior centro de compras da cidade, o Midway adotou horário estendido em vários dias da semana pré-Natal, funcionando até as 23h entre os dias 17 e 20, além de 22 e 23 de dezembro. Na véspera de Natal 24, o funcionamento será até as 19h. No dia 25, apenas praça de alimentação e lazer abrem de forma facultativa. No dia 31, as lojas funcionam das 10h às 18h.
Natal Shopping
O Natal Shopping também ampliou o expediente. Nos dias 17 a 20, 22 e 23, todas as operações funcionam até as 23h. Aos domingos, dias 14 e 21, o horário será das 10h às 22h. Na véspera de Natal, o fechamento ocorre às 19h. Nos feriados de 25 de dezembro e 1º de janeiro, apenas alimentação e lazer abrem, em regime facultativo.
Partage Norte Shopping
Com forte apelo junto ao público da Zona Norte, o Partage Norte terá funcionamento obrigatório das lojas entre os dias 21 e 24 de dezembro, com expediente que chega até as 23h no dia 23. No Natal, apenas alimentação e lazer funcionam de forma facultativa. O shopping volta a abrir em horário especial no dia 31 e mantém o mesmo modelo no feriado de 1º de janeiro.
Praia Shopping e Via Direta
O Praia Shopping e o Via Direta mantêm horários diferenciados ao longo do período, com destaque para o funcionamento dominical e ampliação até a semana que antecede o Natal. Em ambos, a praça de alimentação segue regras próprias nos feriados, enquanto as lojas fecham no dia 25.
Shopping 10 e Cidade Jardim
Mais alinhados ao comércio popular, o Shopping 10 acompanha os horários do Alecrim, inclusive com abertura aos domingos. Já o Cidade Jardim concentra o funcionamento em horários estendidos até o dia 23, fecha no Natal e retoma em regime reduzido na véspera de Ano Novo.
Com horários mais flexíveis, tanto no comércio de rua quanto nos shoppings, a aposta do varejo natalense é atender diferentes perfis de consumidores — dos que buscam preço e tradição nos bairros comerciais aos que priorizam conforto e conveniência dos centros de compras — em um dos períodos mais importantes do ano para as vendas.