Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the essential-blocks domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u889259375/domains/joelrei.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
CONGRESSO DERRUBA VETO DO GOVERNO FEDERAL E FLEXIBILIZA REGISTRO DE AGROTÓXICOS – Blog Joel Rei CONGRESSO DERRUBA VETO DO GOVERNO FEDERAL E FLEXIBILIZA REGISTRO DE AGROTÓXICOS – Blog Joel Rei

CONGRESSO DERRUBA VETO DO GOVERNO FEDERAL E FLEXIBILIZA REGISTRO DE AGROTÓXICOS

O Congresso Nacional derrubou parcialmente, na quinta-feira (9), o veto do governo referente à nova Lei dos Agrotóxicos. Agora, o Ministério da Agricultura passará a ter competência exclusiva para o registro de pesticidas, substâncias químicas de controle ambiental para pragas, utilizadas em setores agrícolas.

Outro trecho derrubado flexibiliza o uso dos agrotóxicos no Brasil. Produtos que estiverem em reanálise poderão ser autorizados pelo órgão federal responsável mesmo sem a conclusão da reavaliação. Lula havia vetado o trecho alegando que o dispositivo ofende o princípio da precaução, já que coloca em risco a vida humana e o meio ambiente.

O projeto que deu origem à nova Lei dos Agrotóxicos foi aprovado pelo Congresso em novembro de 2023 e promulgado por Lula um mês depois, em dezembro. O governo vetou 14 trechos do texto, após consulta com diversos ministérios, o que desagradou a indústria e a bancada ruralista. A lei, portanto, voltou ao Congresso para análise.

O texto trata de pesquisa, produção, comercialização, importação e exportação e fiscalização dos agrotóxicos. Entre as principais medidas está a concentração da liberação do produto pelo Ministério da Agricultura, retirando o poder da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).