Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the essential-blocks domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u889259375/domains/joelrei.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
CONHEÇA A DOENÇA QUE SURGE NA PUBERDADE E É A PRINCIPAL CAUSA DE INFERTILIDADE EM HOMENS – Blog Joel Rei CONHEÇA A DOENÇA QUE SURGE NA PUBERDADE E É A PRINCIPAL CAUSA DE INFERTILIDADE EM HOMENS – Blog Joel Rei

CONHEÇA A DOENÇA QUE SURGE NA PUBERDADE E É A PRINCIPAL CAUSA DE INFERTILIDADE EM HOMENS

A varicocele, uma condição que geralmente surge na puberdade e na maioria dos casos não apresenta sintomas, passa despercebida durante anos. Ela só costuma ser descoberta quando o homem enfrenta dificuldades para engravidar sua parceira.

Esta condição é a principal causa reversível de infertilidade masculina e é o foco da campanha anual da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), #vemprouro, que visa incentivar adolescentes a procurarem um médico e realizarem check-ups regulares. A falta dessas consultas contribui para a menor expectativa de vida dos homens em relação às mulheres.

“É uma doença que não é diagnosticada na idade correta, pois é assintomática, e os meninos não costumam visitar o urologista de forma rotineira, ao contrário das meninas que vão ao ginecologista.

Assim, a varicocele só é percebida mais tarde, geralmente durante uma avaliação de infertilidade conjugal”, explica Daniel Suslik Zylbersztejn, diretor do Departamento de Urologia do Adolescente da SBU e coordenador da campanha.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, analisados pela SBU, entre 2019 e junho de 2024, a varicocele foi responsável por 6.031 consultas e 13.921 internações no Sistema Único de Saúde (SUS). A hospitalização ocorre para a realização de cirurgia de correção, que é o único tratamento disponível.

A preocupação maior é que, segundo a SBU, a maioria das consultas e cirurgias de diagnóstico ocorrem entre homens de 31 a 40 anos, quando o tratamento pode ser menos eficaz. Embora a cirurgia ainda possa trazer benefícios, a abordagem precoce é muito mais vantajosa. Caso a gravidez natural não seja possível, os homens que passam pelo procedimento têm maior sucesso com a fertilização in vitro.

Portal Plural