COOPANEST-RN DEFENDE REALIZAÇÃO DE CONSULTA PRÉ-ANESTÉSICA ANTES DAS CIRURGIAS ELETIVAS

A Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Rio Grande Norte (COOPANEST/RN) chama atenção para a necessidade da consulta pré-anestésica antes dos procedimentos cirúrgicos eletivos. A avaliação médica e especializada deve ser realizada para garantir a segurança do paciente e do cirurgião.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Sociedade Brasileira de Anestesiologia recomendam a consulta pré-anestésica​ em consultório médico, ao agendar o procedimento cirúrgico.
A consulta é fundamental para que o anestesista possa explicar passo a passo de tudo que será feito durante o procedimento anestésico, além de criar um vínculo e estabelecer uma relação do paciente com o profissional, assim como diminuir a ansiedade, que é muito comum com relação a esta área da medicina.

“Na maioria das vezes, os pacientes têm mais medo ou ficam mais ansiosos com a anestesia do que com a própria cirurgia. E a consulta pré-anestésica garante a segurança e desmistifica possíveis traumas”, disse o presidente da cooperativa, Vinicius Luz.

A avaliação também contribui para a redução da mortalidade, aumento da qualidade do ato anestésico-cirúrgico, redução do tempo de internação e do número de cancelamentos de cirurgias, permitindo o retorno do paciente às suas funções o mais rápido possível.

“A consulta proporciona um momento importante para que o anestesista conheça as particularidades de cada paciente e possa planejar a anestesia de forma adequada.”, acrescentou.

Durante esse encontro, são avaliados fatores como histórico médico, alergias, uso de medicamentos e outras condições que podem influenciar na escolha e administração da anestesia.

Os profissionais da Cooperativa estão capacitados para orientar os pacientes, esclarecer dúvidas e garantir o melhor cuidado possível. É uma oportunidade para discutir receios, entender o procedimento anestésico e participar ativamente do plano de cuidados.