CORONEL ARAÚJO DETALHA AÇÕES EM OPERAÇÕES DE MÃE LUÍZA:”NÃO TIVEMOS DISPAROS NAS ÚLTIMAS 24 HORAS”

Foto: Adriano Abreu

Em entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan News Natal (93,5 FM), nesta terça-feira (25), o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte, coronel Francisco Araújo, afirmou que a situação em Mãe Luíza começou a apresentar sinais de estabilização após dias de confrontos armados. Segundo ele, as forças de segurança estão atuando com reforço permanente na região, enquanto a Polícia Civil aprofunda investigações sobre a motivação dos ataques.

O coronel destacou que Mãe Luíza é uma comunidade composta majoritariamente por trabalhadores, estudantes e famílias que “merecem respeito” e que são pessoas de bem. Ele explicou que o reforço policial foi intensificado logo após os primeiros episódios de violência. “Desde que indivíduos chegaram à comunidade e efetuaram disparos nas proximidades, principalmente na área das Dunas, ampliamos o esforço das forças de segurança. A Polícia Civil atua na investigação e a Polícia Militar reforçou a presença ostensiva em todas as ruas de Mãe Luíza e no entorno”, esclareceu.

Segundo o secretário, a maior parte dos disparos registrados durante o período crítico teria partido da região das Dunas. Ele explicou que, inicialmente, uma guarnição policial foi alvejada por criminosos, o que desencadeou novos episódios de troca de tiros nos dias seguintes. Questionado sobre a motivação dos confrontos, incluindo a possibilidade de disputa entre facções, ele afirmou que todas as hipóteses estão sendo analisadas pela Polícia Civil, especialmente pela Divisão de Combate ao Crime Organizado, que conduz as investigações.

Ele evitou revelar mais informações para não comprometer a investigação: “Eu não vou entrar em mais detalhes para não ser irresponsável ou precipitado. Mas ações de inteligência e investigação estão em andamento, e no momento oportuno apresentaremos resultados à comunidade, a Natal e ao Rio Grande do Norte.”

Ainda durante a entrevista, o coronel Araújo afirmou que as últimas horas registraram melhora significativa: “De ontem para hoje (24 e 25) não tivemos nenhum registro de disparos em Mãe Luíza. Hoje, há um controle maior da situação, com o efetivo presente e marcando posição na comunidade.”

Ele reforçou que a presença ostensiva continuará por tempo indeterminado, garantindo o funcionamento de escolas, unidades de saúde e demais serviços públicos.

O secretário confirmou que 14 pessoas foram detidas, entre homens e mulheres, incluindo três foragidos da Justiça e indivíduos que utilizavam tornozeleira eletrônica. As ações também resultaram na apreensão de pistolas, munições, drogas, coletes balísticos e até uma submetralhadora capaz de realizar disparos em rajada.