O município de Espírito Santo, no interior do Rio Grande do Norte, vive uma situação inesperada há quase cinco meses. O prefeito da cidade, Fernando de Carvalho Teixeira, está internado tratando uma doença grave e o vice não assume por falta de autorização da Câmara Municipal da cidade.
A informação foi revelada em comunicado enviado à imprensa. O prefeito Fernando de Carvalho Teixeira não comparece para o exercício do cargo desde março de 2024, quando teria sido internado num hospital privado de Natal, para tratamento de uma cardiopatia.
Devido à gravidade da doença, ele foi transferido por UTI aérea para tratamento em São Paulo, onde permaneceu internado durante os meses de abril a junho.
Em junho, ele melhorou e chegou a fazer aparições públicas. Contudo, foi novamente internado por mais algumas semanas. Melhorou, teve alta, foi internado de novo no dia 14 e continua internado em estado grave, aguardando um transplante de coração.
Diante dessa situação, somando internações e altas, já são 130 dias sem uma gestão contínua em Espírito Santo. Por esse motivo, os vereadores Evania Cristiane e Wober Teixeira apresentaram um requerimento à mesa diretora da Câmara Municipal, solicitando que o atual vice-prefeito, Toinho Venceslau, assuma imediatamente a administração da prefeitura, dado que a cidade está sem comando.
Até o momento, a palavra da Câmara sobre o assunto é “não”. Que situação.
Por: Gustavo Negreiros