O Aeroporto Internacional Aluízio Alves enfim tem um novo operador. Trata-se da Zurich Airport Brasil, vencedora do leilão para operação do terminal no ano passado e com atividades devidamente iniciadas nesta segunda-feira (19). A empresa suíça anunciou já três medidas no terminal e informou que investirá R$ 12 milhões em 2024, sendo R$ 3 milhões nos primeiros meses. Ao todo, segundo o contrato assinado, a empresa tem obrigatoriedade de investir R$ 308 milhões nos próximos 30 anos de concessão. Nos primeiros cinco anos, a projeção da empresa é investir R$ 50 milhões.
Segundo a empresa, os R$ 12 milhões para o ano de 2024 serão para melhorias gerais no aeroporto, como climatização, limpeza profunda e reestruturação, além de avanços na parte de som e wayfinding. Além disso, já está em vigor uma nova tabela de estacionamento – com redução na ordem de 30% no valor da diária, saindo de R$ 56 para R$ 39,00 para a primeira diária. O contrato para a primeira sala vip do aeroporto já foi assinado e haverá a operação na área doméstica e internacional, com expectativa para o primeiro semestre.
“Temos uma perspectiva de investimentos de R$ 12 milhões. Claro que esse terminal é bem diferente das nossas operações, porque ele já foi construído e eu acho ele muito bom. Precisa de melhorias para deixarmos igual aos nossos terminais em Vitória e Florianópolis e para oferecermos a mesma qualidade que queremos”, declarou Tobias Markett, CEO da Zurich Latin América.
Uma das principais solicitações dos passageiros já será atendida pela nova operadora: com R$ 1,5 milhão alocado, a concessionária fará a implementação de melhorias no sistema de climatização no aeroporto. Há ainda um projeto de limpeza e restauração em todas as áreas do terminal, que já foi iniciado no último fim de semana e deve durar cerca de 2 meses. Outra novidade já disponível é o serviço de internet gratuito e ilimitado, que permite ao passageiro permanecer online 24h.
“Os investimentos mostram nossa preocupação com a qualidade dos serviços e com a experiência dos nossos passageiros, algo que está no nosso DNA. Assumimos hoje o compromisso de, ao longo dos próximos 30 anos, trazer melhorias que vão elevar o aeroporto a um novo patamar o que irá contribuir para o desenvolvimento do estado do Rio Grande do Norte”, afirma Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil.
A chegada da Zurich dá fim a um longo processo de relicitação de um terminal público, o primeiro do País, após a desistência da Inframerica, que anunciou a saída das operações em março de 2020, semanas antes de estourar a pandemia de covid-19.
“Foram três anos de prejuízo e de abandono do Aeroporto pelo quanto esse episódio se arrastou. Estou aqui agora para comemorarmos”, disse a governadora Fátima Bezerra (PT). “Vocês chegam aqui trazendo muita esperança para o Rio Grande do Norte, com seus conceitos no Brasil e mundo afora”, acrescentou Fátima.
A cerimônia de início de operação da Zurich foi bastante celebrada por representantes da empresa suíça, autoridades políticas e representantes do trade turístico potiguar.
Durante a madrugada desta segunda-feira (19), o primeiro voo com a nova operadora foi registrado nas redes sociais “Natal Airport”, perfil da Zurich para o Aeroporto Aluízio Alves. O voo que partiu de Presidente Prudente, em São Paulo, desembarcou em São Gonçalo do Amarante por volta de 00h30 e foi recepcionado de forma acalorada com música, souvenirs e animação para os tripulantes.
“Estamos trabalhando para tornar São Gonçalo a capital logística do RN. Está chegando o Hub dos Correios, vamos construir nosso parque industrial logístico que será um equipamento para desenvolvimento da nossa região”, disse Eraldo Paiva, prefeito de São Gonçalo do Amarante (PT).
O leilão que teve a empresa suíça Zurich Airport Brasil como vencedora aconteceu no dia 19 de maio de 2023, na primeira relicitação da história do Brasil. O ágio da Zurich, que administra outros três terminais brasileiros, foi de 41% sobre o lance mínimo, que era de R$ 226,9 milhões. A proposta vencedora foi de R$ 320 milhões.
O pagamento da empresa suíça foi feito diretamente à Inframerica, antiga concessionária, após longa tramitação no Tribunal de Contas da União (TCU) e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Além do pagamento de R$ 323,1 milhões, o Governo Federal quitou outros R$ 199,74 milhões em ressarcimento à Inframérica, totalizando R$ 522,84 milhões de indenização.
Setor produtivo espera modernização do terminal
Presentes na cerimônia de início das atividades da nova operadora do Aeroporto Aluízio Alves, representantes do trade turístico potiguar e do setor produtivo do Estado sinalizaram de maneira positiva com a mudança de operações.
“Finalmente chega um operador que tem experiência, qualidade e é premiado. Abre-se expectativas grandes para que tenhamos um equipamento que traga desenvolvimento. O grande objetivo do aeroporto é elevar o grau de competitividade, tanto no transporte de pessoas quanto de cargas”, declarou o presidente da Federação das Indústrias do Estado do RN, Roberto Serquiz.
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RN), Abdon Gosson, disse que o aeroporto é “a porta de entrada do turista”, portanto, precisa ser bem cuidado.
“A expectativa é de todo o potiguar. É o maior equipamento turístico do nosso Estado. Estamos torcendo para que realmente tenhamos um equipamento que possa receber bem nosso turista, que vem aqui por livre espontânea vontade deixar seu dinheiro na nossa economia. É importante tratá-lo e recebê-lo afim de que esse equipamento cresça, para que tenhamos incremento significativo no Estado”, acrescentou.
O vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN (Fecomercio/RN), Luiz Lacerda, espera que haja incremento no número de turistas do Estado. “Estamos entusiasmados. Esse é um dos equipamentos mais importantes do Estado. Com essa nova empresa, esperamos que seja ótimo para o Estado com geração de emprego e renda no segmento de turismo, já que essa empresa que tem esse sucesso em administrar outros aeroportos. Estamos muito satisfeitos e vamos apoiar o Estado e a nossa economia para crescermos cada vez mais”, disse.
Terminal do RN foi o primeiro a ser relicitado
O Aeroporto de Natal foi o primeiro terminal do Brasil transferido para a iniciativa privada, em 2011, e o primeiro aeroporto federal a ser construído do zero pelo setor privado. O terminal foi uma das obras do RN para receber a Copa do Mundo de Futebol. A concessionária iniciou suas operações em maio de 2014.
Em 2020, a Inframerica anunciou que iria devolver a concessão do aeroporto. A empresa alegou ter investido cerca de R$ 700 milhões em obras de infraestrutura, mas enfrentou dificuldades devido à crise econômica que o país atravessou, especialmente no período inicial da concessão, afetando o turismo na região. O terminal foi o primeiro a ser relicitado no País.
A empresa informou que os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental realizados no início da concessão projetavam um fluxo de 4,3 milhões de passageiros em 2019. No entanto, o registrado foi de 2,3 milhões, cerca da metade do previsto.
O Grupo Zurich Airport está na operação de nove aeroportos. Além do aeroporto de Zurique, atua nos terminais de Bogotá, Curaçao (Caribe), Florianópolis, Vitória, Macaé, Belo Horizonte e nos aeroportos de Iquique e Antofagasta, no Chile.