Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the essential-blocks domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u889259375/domains/joelrei.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
ESTUDO APONTA QUE NÚCLEO DA TERRA “FREOU” ; ENTENDA COMO ISSO PODE AFETAR O PLANETA – Blog Joel Rei ESTUDO APONTA QUE NÚCLEO DA TERRA “FREOU” ; ENTENDA COMO ISSO PODE AFETAR O PLANETA – Blog Joel Rei

ESTUDO APONTA QUE NÚCLEO DA TERRA “FREOU” ; ENTENDA COMO ISSO PODE AFETAR O PLANETA

Um estudo feito a partir de dados de terremotos aponta que o núcleo da Terra desacelerou e agora parou de girar mais rápido do que o próprio planeta. A descoberta foi realizada por Yi Yang e Xiaodong Song, sismólogos da Universidade de Pequim, que estudam o fenômeno desde 1995.

O artigo realizado pela dupla de sismólogos foi publicado na revista “Nature Geoscience”, e segundo os autores, o resultado da pesquisa foi uma surpresa para ambos. No artigo, é explicado que o núcleo da Terra costumava girar mais rápido do que o planeta em si. Porém, em algum momento das décadas recentes (possívelmente em 2009), o centro terrestre teria desacelerado.

Com esse cenário, os campos gravitacionais e magnéticos da Terra podem sofrer mudanças, além da própria geofísica do planeta, fazendo com que ocorra a alteração na duração de um dia em algumas frações de segundo. Isso é possível porque a duração de um dia está diretamente ligada ao movimento de rotação da Terra em torno do próprio eixo (que dura 23 horas, 56 minutos, 4 segundos e 0,9 décimo de segundo).

Durante entrevista ao El País, Xiaodong Song, um dos autores do estudo, explicou que “Nos últimos anos, os dias estão ficando mais curtos e pode ser que haja relação com esta mudança (na forma como o núcleo gira)”. Song também afirmou que a alteração na rotação do planeta pode causar outras consequências, como a alteração do nível do mar e, por sua vez, a alteração da temperatura global da Terra.

Apesar disso, é necessário mais tempo para avaliar os potênciais impactos que podem ocorrer com a diminuição da rotação do núcleo terrestre.

Com informações do G1