Os furtos de motocicletas cresceram 98% nos nove primeiros meses de 2023 no RN. Segundo dados da Delegacia Especializada em Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (Deprov/Natal) enviados à pedido da TRIBUNA DO NORTE, 775 motos foram furtadas no Estado entre janeiro e setembro de 2023, contra 390 no mesmo período de 2022. Os furtos de carros, por sua vez, tiveram redução de 11%, assim como os roubos de carros e motos.
Segundo fontes da Polícia Civil, uma vez roubados e furtados, bandidos utilizam-se dos veículos para uma série de situações, desde novos crimes, como roubos a estabelecimentos e casas, a revenda de motos e carros para utilização de integrantes de facções criminosas e em alguns casos, para zona rural de vários municípios, que acabam dificultando as investigações.
Para o delegado titular da Deprov, Ricardo Emílio Rodrigues, um dos fatores que explicam o aumento de furtos de motos são quadrilhas e a especialização de criminosos na prática, que em alguns casos, chegam a 30 segundos.
“Percebemos sim que aumentou e muito. O que fizemos: um estudo e entendemos que esse número estava elevado e que isso era mais intenso em determinadas regiões. Temos quatro grupos de investigações e percebemos que a maior parte desse aumento era numa região. Intensificamos as ações e prendemos três furtadores. Um deles tinha participado de pelo 10 furtos”, disse.
No tocante a roubos e furtos de carros, os números apresentaram redução nas duas modalidades. Nos roubos, a queda foi de 16%, saindo de 1.159 para 968. Já nos furtos de carros, a queda foi de 11%, saindo de 331 furtos para 292 entre janeiro e setembro de 2023.
Tribuna do Norte