GOVERNO CONSTRÓI NOVO COMPLEXO DE SEGURANÇA MÁXIMA NA PENITENCIÁRIA ROGÉRIO COUTINHO, EM NÍSIA FLORESTA

Foto: Divulgação/Seap

Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP) iniciou nesta semana a construção de um Módulo de Segurança Especial na Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga, em Nísia Floresta. A estrutura será a primeira do tipo no Rio Grande do Norte e seguirá o padrão do Sistema Penitenciário Federal, com celas individuais e regras mais restritivas que o regime fechado.

O módulo contará com 20 celas, 10 solários, pátio coberto, alojamento e guarita. A obra, com área de 500 m² em concreto armado, tem investimento superior a R$ 2 milhões e foi projetada pelo Departamento de Engenharia e Obras da SEAP. Parte dos trabalhos é executada por detentos capacitados pelo SENAI, com parcela da remuneração destinada ao Estado.

Segundo a SEAP, o espaço será destinado a presos do regime fechado classificados como de alto risco para a segurança interna ou externa, incluindo suspeitos de envolvimento em organizações criminosas.

O projeto integra um conjunto de obras no sistema prisional que inclui ampliações e novas unidades em NatalMossoróCaicó e Nísia Floresta, com previsão de 1.086 novas vagas até 2027 e investimento total acima de R$ 35 milhões.