
Com investimento de R$ 15 milhões, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte realizou, na manhã desta quarta-feira (7), no Centro de Convenções de Natal, o lançamento oficial da Operação Verão 2026. As ações envolvem diversas áreas e seguem até o fim do período carnavalesco.
Sob coordenação da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) e do Detran-RN, as atividades serão desenvolvidas em todo o litoral potiguar e envolverão cerca de 2.000 agentes de segurança pública por dia. A operação integra forças da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Penal, com apoio da Polícia Rodoviária Federal e das guardas municipais.
“O envolvimento das instituições e representações de segurança pública, defesa social, trânsito e meio ambiente para atuarem juntas é fundamental para o sucesso da operação verão. Afinal, o resultado é positivo para o estado, para os municípios e para o país”, disse o coronel Araújo.
Com o maior volume de recursos já destinado a diárias operacionais, além do maior efetivo empregado e da maior quantidade de equipamentos e viaturas voltados à prevenção, salvamento, resgate e patrulhamento, a expectativa é de que esta seja a maior Operação Verão já realizada no Rio Grande do Norte.
“A Operação Verão 2026 reforça o compromisso do Governo do Estado em garantir um ambiente seguro, organizado e acolhedor para turistas e potiguares. Segurança é um dos pilares do turismo, e esse investimento histórico fortalece a imagem do Rio Grande do Norte como um destino preparado para receber bem”, citou a secretária de Turismo do Rio Grande do Norte, Marina Marinho.
Entre os diferenciais da edição 2026 estão a utilização dos dois helicópteros da SESED — Potiguar 01 e Potiguar 02 — e de duas lanchas cabinadas: a Potiguara, recentemente adquirida para atuação do Batalhão de Policiamento Ambiental da Polícia Militar (BPAmb), e a Fênix, do Grupamento de Busca e Salvamento Aquático (GBSA) do Corpo de Bombeiros Militar.
As ações de patrulhamento têm como foco o combate ao porte ilegal de armas de fogo, furtos e roubos contra turistas, veranistas, moradores e comerciantes, além de crimes como roubo e furto de veículos, tráfico de drogas, embriaguez ao volante, exploração sexual infantojuvenil e delitos ambientais, a exemplo da poluição sonora e da perturbação do sossego. A operação ocorre no período de 9 de janeiro a 17 de fevereiro.
“A palavra que define a Operação Verão é integração. As forças estaduais de segurança pública atuam de forma conjunta com entidades estaduais e municipais, unidas com o objetivo de garantir proteção e segurança durante o período de veraneio, tanto para os potiguares quanto para os turistas”, afirmou a governadora, professora Fátima Bezerra.
Representando a SESED, participaram do evento o secretário titular, coronel Araújo; o secretário adjunto, delegado Osmir Monte; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alarico; a delegada-geral da Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Monteiro; e o diretor-geral da Polícia Científica, Marcos Brandão.
O lançamento contou ainda com a presença de secretários de diversas pastas do Governo do Estado, além de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais e representantes da sociedade civil.