
O Governo Federal está conduzindo estudos para avaliar a reativação de trechos ferroviários para o transporte de passageiros na região Nordeste. O objetivo é analisar a viabilidade econômica de linhas atualmente sem operação, que deverão ser devolvidas pelas concessionárias.
Os estudos são conduzidos pela empresa estatal Infra S.A. em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Segundo o presidente da estatal, Jorge Bastos, o início da integração ferroviária regional deve começar pela construção de uma linha de cerca de 110 km de extensão entre Recife e João Pessoa.
Segundo a estatal, a escolha da rota entre João Pessoa e Recife se deve à menor distância entre as duas cidades. Caso o estudo aponte a viabilidade do projeto, há a possibilidade de expansão da linha ferroviária. A ideia é que, futuramente, o traçado possa ser estendido para conectar Maceió (AL) e Natal (RN).
A Infra S.A. é uma empresa pública de direito privado, organizada sob a forma de sociedade anônima e controlada pela União por meio do Ministério dos Transportes.
Ainda de acordo com Bastos, que apresentou o projeto em Fortaleza, durante evento sobre o desenvolvimento logístico do Nordeste, a ligação ferroviária entre as capitais é vista como uma forma de impulsionar o turismo e outras atividades econômicas na região. “O Nordeste é um território de grandes potencialidades. Mas, para que esse potencial se converta em desenvolvimento, é preciso investir na infraestrutura”, disse.
Os trechos que apresentarem potencial poderão ser ofertados ao mercado por meio de chamamento público. Somente após a conclusão dos estudos será possível definir os traçados, os investimentos necessários e o cronograma das obras.
Procurado pelo NOVO, o Ministério dos Transportes confirmou os estudos de ampliação das rotas ferroviárias. Na região Nordeste, a Infra S.A iniciou análise “para avaliar a viabilidade econômica de trechos ferroviários, atualmente sem operação e que deverão ser devolvidos pelas concessionárias”.
De acordo com o Ministério, os trechos que apresentarem potencial de reativação ferroviária poderão ser ofertados ao mercado por meio de chamamento público, na modalidade de autorização, ou receber outra destinação compatível. “Neste caso, podemos incluir o eixo Recife–João Pessoa. Somente após a conclusão desses estudos será possível definir traçados, investimentos e cronograma de obras”, reforçou a pasta.
Além disso, o Ministério dos Transportes iniciou estudos para identificar trechos com potencial de operação para o transporte ferroviário de passageiros no Brasil. Desse levantamento, foram selecionados seis projetos prioritários que servirão como pilotos para a retomada do serviço no país.
Segundo o Ministério, a iniciativa busca promover uma maior integração regional e oferecer uma opção de mobilidade mais sustentável para a população. Os trechos escolhidos para esta fase inicial são: Brasília (DF) – Luziânia (GO); Feira de Santana (BA) – Salvador (BA); Pelotas (RS) – Rio Grande (RS); Londrina (PR) – Maringá (PR); Fortaleza (CE) – Sobral (CE); e São Luís (MA) – Itapecuru Mirim (MA).
Esses projetos-piloto têm como objetivo orientar o planejamento e a execução de futuros empreendimentos de transporte ferroviário de passageiros. A partir dos resultados obtidos, a Secretaria Nacional de Transporte Ferroviário poderá expandir a implantação de novas linhas em todo o país.