LULA DIZ QUE CIDADES TÊM PAPEL A CUMPRIR CONTRA MUDANÇAS CLIMÁTICAS E COBRA RECURSOS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste domingo (17) que as cidades têm papel a cumprir contra os extremos climáticos e cobrou financiamento dos países mais ricos para ações ligadas ao meio ambiente e de planejamento urbano em nações menos desenvolvidas.

O petista deu as declarações durante o Urban 20, um fórum que reúne prefeitos de países que integram o G20, grupo que se reúne no Rio de Janeiro nesta semana.

No pronunciamento, Lula disse que o “planejamento urbano terá papel crucial na transição ecológica e no enfrentamento às mudanças climáticas”. Ele destacou que as cidades são responsáveis por 70% das emissões de gases de efeito estufa e 75% do consumo de energia.

“Esses mesmos centros urbanos estão desproporcionalmente expostos às consequências das mudanças climáticas, à subida do nível dos oceanos, às ondas de calor, à insegurança hídrica, às enchentes avassaladoras como as que vimos recentemente no sul do Brasil, na Colômbia e na Espanha”, disse.

“As cidades não podem custear sozinhas a transformação urbana. Elas não podem ser negligenciadas nos novos mecanismos de financiamento da transição climática. Infelizmente, os governos esbarram em uma enorme lacuna de financiamento no Sul Global”, completou o petista.

Em eventos internacionais dos quais tem participado, Lula tem cobrado publicamente países ricos por crédito para ações voltadas ao meio ambiente.

Lula também disse que as cidades são centros de inovação e riqueza, mas com muitas desigualdades, violência e deficiências que atingem principalmente os mais pobres.

Na abertura do discurso, o petista brincou com os presentes sobre o tempo no Rio de Janeiro neste domingo.

Na sequência, ele disse que o sol aparecerá nos próximos dias para que as autoridades possam ver um bonito dia na “cidade maravilhosa”. Ele disse para os participantes do U20 “se sentirem em casa”.

Homenagem à Marielle Franco

Ele também citou a Favela da Maré, local de origem da vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018. Nesse momento, com a voz embargada, o petista rendeu homenagens à parlamentar.

“A luta de Marielle por uma cidade mais inclusiva, uma educação pública transformadora, e pelo acesso a todos a um serviço publico de qualidade é imperativa para criar cidades sustentáveis e que atendam às necessidades de todos”, disse.

Guerra no Oriente Médio

Defensor de uma reforma na chamada governança internacional, com maior participação de países do Sul Global em organismos como o Conselho de Segurança da ONU, Lula voltou a lamentar a guerra no Oriente Médio entre Israel e o grupo terrorista Hamas.

“A Faixa de Gaza, um dos mais antigos assentamentos urbanos da humanidade, teve dois terços de seu território destruídos por bombardeios indiscriminados. Sob seus escombros jazem mais de 40 mil vidas ceifadas. Não haverá paz nas cidades se não houver paz no mundo”, declarou.

O Urban 20 foi lançado em dezembro de 2017, em Paris (França). A iniciativa foi convocada por uma rede global de prefeitos das principais cidades do mundo que discutem ações para enfrentar a crise climática.

“A proposta é facilitar um envolvimento duradouro entre o G20 e as cidades, aumentar o perfil das questões urbanas na agenda de cooperação internacional e estabelecer um fórum para as cidades desenvolverem uma mensagem coletiva para informar sobre as negociações do G20”, informou o grupo.