
Uma nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta segunda-feira 21, mostra que 51% dos brasileiros desaprovam o trabalho do Congresso Nacional, enquanto apenas 42% aprovam. E 82% das pessoas acreditam que as emendas parlamentares — recursos públicos destinados a municípios por senadores e deputados não chegam às cidades de destino, por causa de desvios ou corrupção.
A pesquisa detalha a opinião da população segundo sexo, idade, escolaridade e renda. Entre as mulheres, a aprovação do Congresso é maior, chegando a 44%. Já entre os homens, 55% desaprovam o trabalho dos parlamentares.
Por faixa etária, o índice de aprovação varia pouco, mas quem tem 60 anos ou mais apresenta menor aprovação (38%) e maior índice de pessoas que não souberam responder (11%).
Em relação à escolaridade e renda, a aprovação é maior entre quem tem ensino fundamental completo (45%) e renda de até dois salários mínimos (47%).
Por outro lado, os que têm ensino superior completo (59%) e renda acima de cinco salários mínimos são os que mais desaprovam o Congresso.