
A gestão municipal de São José de Campestre, sob comando do prefeito Eribaldo Lima, está sendo investigada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) após o recebimento de diversas denúncias envolvendo supostas irregularidades administrativas.
Entre as principais apurações está o desvio de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). De acordo com o Inquérito Civil nº 04.23.2171.0000101/2025-81, instaurado em 24 de abril de 2025, há indícios de que verbas destinadas exclusivamente à educação estariam sendo utilizadas para o pagamento de servidores em atividades fora do setor educacional.
Mais de 30 denúncias apuradas
Além da suspeita de desvio de recursos do Fundeb, o Ministério Público investiga outras mais de 30 denúncias envolvendo diferentes setores da administração municipal. Entre elas estão casos de nepotismo, com relatos de contratação de familiares de agentes públicos, e problemas relacionados à má gestão de resíduos hospitalares.
Uma das informações já analisadas pelo órgão aponta a presença de mais de 50 pessoas com vínculos familiares atuando direta ou indiretamente na administração pública, inclusive com possível ligação a empresas terceirizadas contratadas pelo município.
O blog recebeu ainda a informação de que as investigações seguem em curso, em especial para a área da educação.
Do Blog do Gustavo Negreiros