
Em 2025, a Neoenergia Cosern desativou 3.281 ligações irregulares no Rio Grande do Norte, após realizar mais de 12 mil inspeções. A distribuidora recuperou cerca de 15 milhões de kWh de energia, o que seria suficiente para abastecer, por 15 dias, as cidades de Macaíba, Currais Novos e São Gonçalo do Amarante, beneficiando aproximadamente 255 mil pessoas. Quem faz ligações irregulares corre risco de vida.
Em 2025, a Neoenergia Cosern mapeou 280 alvos com indícios de fraude em todas as regiões do estado. Ao longo do ano, a empresa realizou 83 ações, contando com o apoio das forças de segurança pública do Estado. Essas operações, que envolvem equipes especializadas, têm como objetivo não apenas desativar as ligações clandestinas, mas também prevenir acidentes e danos à rede elétrica, além de combater práticas criminosas.
Segundo a instituição, além dos danos materiais, como queima de aparelhos e sobrecarga no sistema, a prática de furtar energia coloca em risco a vida dos envolvidos, uma vez que envolve a manipulação de circuitos energizados.
“Quem faz ligações clandestinas ou, como são chamados popularmente os “gatos”, corre o risco de sofrer acidentes graves, muitas vezes fatais, pois realiza uma atividade com manipulação de circuitos energizados”, explica a Neoenergia em nota.
Há também o risco de causar um curto-circuito, podendo provocar o desligamento e a queima de equipamentos e eletrodomésticos da residência e da vizinhança. Além de todos esses fatores, o ato é crime, previsto no Código Penal.
“A Neoenergia Cosern ampliou o investimento em sistemas de inteligência, monitoramento e identificação de fraudes no sistema elétrico em todas as regiões do Rio Grande do Norte. Além das ferramentas de inteligência, realizamos ações periódicas em campo que visam combater as ligações irregulares”, ressalta Rafael Biondi supervisor da Neoenergia Cosern.
A Neoenergia Cosern executou 48 edições da Operação Varredura, uma ação focada em identificar, flagrar e desativar as ligações irregulares em regiões previamente mapeadas no estado. Essas operações são parte de um esforço contínuo para aumentar a segurança, reduzir as perdas de energia e garantir que todos os consumidores recebam um serviço de qualidade e dentro da legalidade.