
Como o 13º não caiu na conta na sexta-feira (9), o Sinte-RN, Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte – entidade fundada no passado, pela goveradora do Estado, professora Fátima Bezerra (PT) – e mais oito sindicatos estão convocando as categorias para um Ato Púbico Unificado de Protesto, em virtude do não pagamento do 13º salário por parte do Governo do Estado.Play Video
O evento começará às 9h da segunda-feira, dia 12, na Governadoria, no Centro Administrativo e tem a confirmação de participação de nove sindicatos até a manhã deste sábado (10): Sinsp, Sinai, Sindsaúde, Sinte, Astran, Sindppen, Aduern, Sinter/Sefaz e SINDPCI.
Além disso, parte dos servidores da base do Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN, Sinai-RN, ainda não recebeu o 13º salário atrasado, que o governo programou para sexta-feira (09). O sindicato esteve na Secretaria de Planejamento e da Fazenda e a informação recebida foi que o programado era de concluir esse pagamento ainda no dia na sexta-feira, mas caso isso não ocorresse seria publicada uma nota explicativa.
Em nota, a direção do Sinai não aceita esse segundo atraso e desde já convoca os prejudicados para um ato de protesto nesta segunda, dia 12, em frente à Governadoria, a partir das 9h da manhã. “A convocação se estende aos ativos, aposentados, pensionistas e até aos que tenham recebido, em solidariedade aos que não receberam.”, acrescenta anota.
O Sindsaúde/RN denunciou, mais uma vez, o atraso no pagamento do 13º salário dos aposentados e pensionistas da saúde do Estado. O Governo Fátima Bezerra (PT) havia prometido que o pagamento seria realizado nesta sexta-feira (09), porém o compromisso não foi cumprido. “Trata-se de mais um episódio de irresponsabilidade, descaso e desrespeito com quem contribuiu por décadas com o serviço público e hoje exige, no mínimo, dignidade.”, salienta a direção do Sindsaúde.
Na tarde de sexta (09), o sindicato entrou em contato com o secretário adjunto de Administração, Carlos Cerveira, que informou que a folha de pagamento dos aposentados e pensionistas já estava pronta. Segundo ele, estava aguardando a autorização da Secretaria de Planejamento para autorizar o pagamento. No entanto, o atraso persiste, aprofundando a insegurança e a angústia dos aposentados e pensionistas.
Para a diretoria do Sindsaúde/RN, é revoltante o descaso e a falta de respeito ao não efetuar o pagamento na sexta, conforme prometido. “Mais revoltante ainda é o silêncio do governo, que sequer se posiciona para dar uma explicação aos aposentados e pensionistas, deixando famílias sem qualquer resposta ou previsão de pagamento.”.
O Sindsaúde/RN não aceita esse atraso absurdo e estará na segunda-feira (12), a partir das 9h, na Secretaria de Planejamento, localizada no Centro Administrativo, para exigir do governo o pagamento imediato do 13º salário dos aposentados e pensionistas.
A finalização do pagamento da gratificação, anunciada para a sexta-feira (9), alcançou os servidores ativos, mas aposentados e pensionistas reclamaram ainda não terem recebido os valores, conforme denúncias a entidades sindicais.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta do Estado (Sinsp/RN), aposentados e pensionistas relataram ainda não terem recebido o pagamento. A presidente do Sinsp, Janeayre Souto, afirmou ainda que não foi dado prazo para a regularização.
Segundo Janeayre Souto durante os 07 anos da gestão da governadora Professora Fátima Bezerra, os pensionistas do Rio Grande do Norte foram submetidos a uma política de desprezo, humilhação e crueldade institucional. “Isso não é erro administrativo. É escolha política”, reafirma Janeayre Souto, em manifesto político em defesa dos pensionistas do Rio Grande do Norte.
Nota
Após cobranças de aposentados e pensionistas, o Governo do Rio Grande do Norte confirmou, no sábado (10), que concluiu o pagamento do 13º salário para servidores ativos estaduais e que pagou parte dos inativos na sexta-feira (9). Em nota, o Executivo estadual confirmou que irá concluir o pagamento para quem ainda não recebeu na segunda-feira (12).
Em dezembro, o Governo do RN havia emitido nota anunciado o pagamento da gratificação natalina aos servidores públicos estaduais, incluindo ativos, aposentados e pensionistas, no mesmo dia: 9 de janeiro.
O Governo do Rio Grande do Norte havia confirmado, por meio de nota oficial divulgada na terça-feira (24), que o pagamento do 13º salário dos servidores públicos estaduais — ativos, aposentados e pensionistas — será realizado no dia 9 de janeiro de 2026, terceiro dia útil do mês.
Segundo o Executivo estadual, a definição do calendário levava em consideração o cenário financeiro e o compromisso com uma programação considerada responsável, que assegure o pagamento integral da folha e a continuidade dos serviços públicos.
A confirmação ocorreu após declarações anteriores do secretário estadual da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier, que havia informado, em entrevista no dia 10 de dezembro, ao Jornal da Manhã Natal, da Jovem Pan News Natal, 93.5 FM, que o governo trabalhava com a possibilidade de pagar o 13º em duas etapas, com a conclusão até, no máximo, o dia 10 de janeiro, a exemplo do que ocorreu em anos anteriores.
Apesar da definição do calendário, a 1ª Vara da Fazenda Pública de Natal havia determinado que o Estado quitasse o 13º salário dos servidores da Saúde e da Segurança Pública até o último dia de 2025.
Tribuna do Norte