Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the essential-blocks domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u889259375/domains/joelrei.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
OPERAÇÃO ÁTRIA NO RN: INICIATIVA LIDERADA PELO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA VISA COMBATER VIOLÊNCIA CONTRA MULHER – Blog Joel Rei OPERAÇÃO ÁTRIA NO RN: INICIATIVA LIDERADA PELO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA VISA COMBATER VIOLÊNCIA CONTRA MULHER – Blog Joel Rei

OPERAÇÃO ÁTRIA NO RN: INICIATIVA LIDERADA PELO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA VISA COMBATER VIOLÊNCIA CONTRA MULHER

A “Operação Átria” foi inaugurada nesta sexta-feira (01) no Rio Grande do Norte, com uma iniciativa liderada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), voltada para a prevenção e combate aos crimes de violência de gênero no estado. O evento de abertura, sediado na Secretaria de Segurança Pública do RN, em Natal, contou com a presença da diretora do Departamento de Proteção a Grupos em Situação de Vulnerabilidade (DPGV), delegada Helena De Paula.

A operação, coordenada pela Polícia Civil do RN, concentrará esforços na apuração de denúncias, instauração de inquéritos policiais e atendimento às vítimas de violência doméstica. Além disso, serão realizadas ações para o cumprimento de mandados de prisão de agressores e busca por suspeitos e foragidos da Justiça relacionados a crimes como feminicídio e violência física, psicológica, patrimonial, moral e sexual contra mulheres.

“A novidade deste ano é a integração entre as forças de segurança. Estamos unidos para combater a violência contra a mulher”, destacou a delegada Helena De Paula.

Em 2023, a Polícia Civil do RN realizou 100 prisões relacionadas a crimes contra mulheres, além de concluir 909 inquéritos policiais e visitar 295 vítimas de violência. Houve também 84 denúncias apuradas, cinco armas apreendidas e 29 ações preventivas e pedagógicas em todo o estado.

Além das medidas repressivas, serão promovidas atividades de conscientização para prevenir crimes de gênero e fornecer apoio às vítimas de violência. Um curso de capacitação para policiais civis do Oeste potiguar está programado, incluindo palestras e mesas redondas para discutir o fluxo de atendimento a mulheres e meninas vítimas de violência.

É importante ressaltar que qualquer denúncia de violência doméstica ou descumprimento de Medidas Protetivas de Urgência (MPU) pode ser comunicada através dos canais oficiais, como a delegaciavirtual.sinesp.gov.br.