OPERAÇÃO VERÃO 2026 MOBILIZARÁ 2 MIL AGENTES DE SEGURANÇA ATÉ O FIM CARNAVAL

Foto: Assessoria Sesed/RN

O Governo do Rio Grande do Norte vai investir aproximadamente R$ 15 milhões na Operação Verão 2026, que terá início nos primeiros dias de janeiro e seguirá até o final do período do carnaval. O planejamento foi apresentado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) na manhã desta quarta-feira (17), durante coletiva de imprensa.

Com o maior volume de recursos já aplicado, a operação contará com mais diárias operacionais, reforço no efetivo e ampliação de equipamentos e viaturas voltadas à prevenção, patrulhamento, salvamento e resgate. A expectativa do governo é que esta seja a maior Operação Verão já realizada no estado.

Reforço no efetivo e integração das forças

As ações no litoral potiguar vão envolver, diariamente, cerca de 2 mil agentes de segurança pública, incluindo efetivos da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Penal e do Detran-RN. A operação também contará com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e das guardas municipais.

O trabalho será desenvolvido de forma integrada, com foco na segurança de turistas, veranistas, moradores e comerciantes durante a alta estação.

Uso de helicópteros e lanchas é destaque

Entre os diferenciais da Operação Verão 2026 está o uso simultâneo dos dois helicópteros da SESED — Potiguar 01 e Potiguar 02 —, que atuarão no monitoramento aéreo e em ações de apoio tático.

Também serão empregadas duas lanchas cabinadas: a Potiguara, recentemente adquirida para o Batalhão de Policiamento Ambiental da Polícia Militar (BPAmb), e a lancha Fênix, do Grupamento de Busca e Salvamento Aquático (GBSA) do Corpo de Bombeiros Militar.

Combate à criminalidade e fiscalização

As atividades de patrulhamento ocorrerão no período de 9 de janeiro a 17 de fevereiro e terão como foco o combate a crimes como porte ilegal de armas, furtos e roubos, tráfico de drogas, roubos e furtos de veículos, além de embriaguez ao volante.

A operação também intensificará ações de enfrentamento à exploração sexual infantojuvenil e a crimes ambientais, como poluição sonora e perturbação do sossego.

De acordo com o secretário da SESED, coronel Francisco Araújo, o reforço da estrutura e do efetivo é essencial para garantir um período mais seguro no estado.

“Nesta Operação Verão, o principal destaque é o reforço na infraestrutura e no efetivo. Com planejamento integrado entre os órgãos de segurança pública estaduais, federais e municipais, o apoio das secretarias e prefeituras, além do investimento em diárias operacionais, o Governo do Rio Grande do Norte trabalha para garantir um verão mais seguro para a população e os turistas”, afirmou.