PAPA EXPRESSA GRANDE ‘PREOCUPAÇÃO’ COM ‘AUMENTO DAS TENSÕES’ ENTRE CUBA E EUA APÓS AMEAÇAS DE TRUMP

O Papa Leão XIV alertou neste domingo para o agravamento das tensões entre Cuba e Estados Unidos e fez um apelo por diálogo para evitar violência e mais sofrimento ao povo cubano. A declaração foi feita durante a oração do Ângelus, no Vaticano.

Primeiro papa americano da história, Leão XIV disse compartilhar da preocupação dos bispos cubanos e pediu que líderes políticos promovam um diálogo sincero e eficaz entre os dois países vizinhos.

O alerta ocorre em meio à escalada de ameaças do presidente Donald Trump contra Cuba, após a operação que resultou na captura do venezuelano Nicolás Maduro. Desde então, Washington intensificou a pressão sobre Havana, aliada do regime chavista.

Trump afirmou que não haverá mais envio de petróleo ou recursos financeiros a Cuba e assinou um decreto que permite a aplicação de tarifas contra países que forneçam petróleo à ilha, classificando o regime cubano como uma “ameaça excepcional” à segurança dos EUA.

O Papa também destacou os Jogos Olímpicos de Milão-Cortina como oportunidade para gestos concretos de distensão internacional, reforçando o espírito da trégua olímpica e da fraternidade entre os povos.

Além disso, Leão XIV rezou pelas vítimas de tragédias recentes no Congo, em Portugal, no sul da Itália e em Moçambique.

Cuba em alerta