PELA 1ª VEZ, MUNDO TEM TEMPERATURA 2ºC ACIMA DA MÉDIA PRÉ-INDUSTRIAL

temperatura média global diária subiu mais de 2ºC acima da norma pré-industrial para esta época do ano pela primeira vez na semana passada. Na sexta-feira (17/11), a temperatura atingiu 2,07ºC acima da média de temperatura entre 1850 e 1900, um aumento maior do que em qualquer outro momento da história registada.

Foi um marco preocupante dentro do cenário climático atual., enquanto os números provisórios mostram que no dia seguinte atingiu 2,06ºC.

Comparando apenas com a contemporaneidade, 1991 a 2020, houve um aumento em relação à média registrada de 1,17ºC da anomalia. Esses dados históricos foram divulgados pela diretora adjunta do Serviço de Monitoração das Alterações Climáticas do Copernicus (C3S), Sam Burgess, e depois validados pelo próprio C3S.

A ocorrência desse recorde é marcada em um ano com forte atuação do fenômeno El Niño e advém da intensificação dos efeitos das mudanças climáticas, provocadas pelas emissões de gases efeito estufa (GEE); resultado direto da ação do homem, como a utilização de combustíveis fósseis e as queimadas florestais.