Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the essential-blocks domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u889259375/domains/joelrei.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
PROJETO DE LEI PROPÕE REDUÇÃO NA CONTA DE LUZ PARA FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA – Blog Joel Rei PROJETO DE LEI PROPÕE REDUÇÃO NA CONTA DE LUZ PARA FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA – Blog Joel Rei

PROJETO DE LEI PROPÕE REDUÇÃO NA CONTA DE LUZ PARA FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA

Um projeto de lei em análise no Senado prevê a isenção parcial das despesas com energia elétrica para consumidores de baixa renda. O projeto tramita na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos).

Segundo a proposta, os beneficiários da Tarifa Social de Energia Elétrica seriam dispensados de pagar a Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição, uma parte significativa da conta de luz. O autor argumenta que essa tarifa representa um alto custo para as famílias de baixa renda, contribuindo para a disparidade no acesso à energia elétrica.

Atualmente, a tarifa de distribuição é paga por todos os consumidores, exceto aqueles com microgeração ou minigeração de energia fotovoltaica (fonte de energia renovável e limpa que utiliza a radiação solar para gerar eletricidade).

Segundo o senador Weverton (PDT-MA), se aprovada, a medida proporcionará uma redução média de 59% nos gastos dessas famílias com energia elétrica. Inicialmente, os custos da isenção seriam cobertos pela CDE (Conta de Desenvolvimento Energético) por um período de dois anos. Após esse período, a União assumiria o financiamento da isenção, conforme as estimativas de impacto orçamentário e financeiro.

O senador enfatiza que, embora não seja contra incentivos fiscais para geração própria de energia, é essencial oferecer benefícios às famílias de baixa renda que não podem investir em tais sistemas, a fim de reduzir o impacto das contas de luz.