
A 61ª edição da Festa do Boi, que promove o agronegócio potiguar, começa neste sábado (7) no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, na Grande Natal, destacando a qualidade do rebanho potiguar que, através da melhoria genética, tem se tornado mais forte e mais produtivo. Os animais estão expostos nos pavilhões do parque e também são peças dos leilões que ocorrem durante toda a semana.
Camillo Collier Neto leva 50 anos de história de sua família com a criação do gado Guzerá. Há 15 anos, incluiu técnicas de melhoramento genético e seu rebanho é reconhecido pela produtividade, resistência e adaptação, o que rendeu à Fazenda Vale Feliz a realização do primeiro voo exclusivo com animais exportados diretamente do Nordeste para Senegal, na África, em 2015.
Os Guzerás têm característica rústica, mas são de fácil manejo, fertilidade e adaptação ao clima árido e para a produção de carne e leite. Os bois da fazenda de Camilo participam todos os anos do leilão da Festa do Boi e nesta edição, serão apresentados na sexta-feira (13).
Com o trabalho de melhoria genética, ele diz que 90% do gado da fazenda já é fruto de inseminação artificial por meio da transferência de embrião. “Todo ano a gente faz uma média de 40 a 50 prenhezes (gestações). A evolução em cima da transferência de embrião é gigante. Você pega as suas melhores matrizes de números e de morfologia e faz a reprodução em cima delas. Nas técnicas normais você tira um bezerro de cada vaca por ano”, conta o criador.
Outras raças fruto de melhoramento genético também estão em exposição na Festa do Boi. João Gosson, administrador do grupo Nelori Montana, de Ceará-Mirim, explica que trabalha com as raças Sindi e Nelore. A Sindi é apta tanto para carne quanto para leite e, em geral, são animais pequenos, de boa aparência, fácil adaptação e manutenção em regiões com poucos recursos alimentares. Já os Nelori são de porte médio e grande, raça mais popular no Brasil, rústica e que se adapta bem à variedade de climas, representando cerca de 80% da força produtiva da indústria da carne no país.