REDE ELÉTRICA DO RN SERÁ REFORÇADA PARA EVITAR APAGÕES NO FIM DE ANO E VERANEIO

Com a chegada das festas de fim de ano e do veraneio, a Neoenergia Cosern colocou em operação o Plano Verão 2025-2026 para garantir o fornecimento de energia elétrica durante o período de aumento do consumo. O plano, que segue até o Carnaval, inclui novos investimentos em infraestrutura, ampliação de equipes e reforço nas bases operacionais para atender às localidades com maior demanda, como o litoral e a Zona Leste de Natal.

A diretora-presidente da Neoenergia Cosern, Fabiana Lopes, destacou a importância de se preparar para o crescimento do consumo de energia no fim de ano. “É o famoso Plano Verão, quando a gente prepara toda a nossa rede para as festas de fim de ano e para o veraneio. Esse planejamento vai até o Carnaval, onde a gente tem um aumento significativo da demanda de energia por muitos turistas, pela mudança das pessoas que saem da cidade e vão para o litoral”, explicou Fabiana.

Ela também ressaltou a necessidade de planejamento: “Há uma mudança do perfil de consumo de energia e, para isso, a gente se prepara com investimentos na rede e com todo o nosso time de manutenção avaliando como estão os nossos transformadores”.

Uma das principais medidas do plano é a inauguração de duas novas subestações, previstas para janeiro de 2026. Uma ficará em Petrópolis, na capital potiguar, atendendo bairros como Ribeira, Tirol, Alecrim e Cidade Alta, e a outra em São Miguel do Gostoso, no litoral Norte. “Essas subestações vêm reforçar a demanda crescente de energia em regiões estratégicas”, afirmou Fabiana Lopes.

Além das subestações, a Neoenergia Cosern investiu na ampliação das equipes operacionais. “De fato, a gente aumenta em 35% o nosso time de campo. Há todo um plano de operação para atender às eventuais ocorrências e toda a população”, explicou Fabiana.

Outro ponto importante é o alerta da distribuidora para a população e organizadores de eventos sobre a necessidade de comunicar previamente à distribuidora sobre festas ou aumentos no consumo de energia. “Se vai haver uma festa onde a demanda de energia vai crescer muito, se os clientes residenciais estão aumentando a sua demanda de energia, eles precisam avisar”, afirmou Fabiana Lopes, enfatizando a importância dessa comunicação. “Isso, inclusive, é uma obrigação regulatória, para que a gente possa fazer um planejamento e todo mundo aproveitar essa época do ano”.

image
Fabiana Lopes, diretora-presidente da Neoenergia Cosern, detalha as ações – Foto: José Aldenir/Agora RN
O Plano Verão é parte de um pacote de investimentos de R$ 2,9 bilhões que a Neoenergia Cosern fará até 2029, com foco na expansão da rede e na modernização da infraestrutura. Fabiana também detalhou o objetivo da empresa: “Esse valor está dividido entre expansão da rede, para atender à demanda crescente e atrair novos investimentos, indústrias e hotéis, e também em melhoria da rede, com digitalização, troca de transformadores e novos equipamentos”.

O plano de ação está preparado para lidar com o crescimento do consumo de energia até março, período de calor no Estado. O sistema elétrico passou por manutenção preventiva de 3 mil quilômetros de redes elétricas de distribuição e transmissão; manutenção de 2.500 religadores telecomandados; inspeção de aproximadamente 560 transformadores de distribuição; construção de 10 novos alimentadores; inspeção em 79 Subestações Elétricas; e definição de Plano de Contingência – que inclui ações para casos de eventos climáticos extremos. Somente no litoral Leste, de São Miguel do Gostoso a Pipa, mais de 1,5 mil quilômetros de redes de distribuição de energia passaram por manutenção preventiva.

Parcerias
A Neoenergia Cosern reforçou a parceria com órgãos como Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBM-RN), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RN) e Prefeituras. Além disso, através do trabalho da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e Grupo de Voluntários, ações de conscientização sobre segurança foram realizadas com a população em diversos municípios.

“Não usem serpentina metálica”, reforça Fabiana Lopes sobre perigo nas festas
Fabiana Lopes fez um alerta à população sobre o uso de serpentina metálica durante festas e comemorações no Rio Grande do Norte. Segundo ela, a prática representa um risco grave à segurança das pessoas e ao fornecimento de energia. “Hoje, aqui no Rio Grande do Norte, é lei a proibição da comercialização da serpentina metálica no Estado”, ressaltou.

Fabiana explicou que o material pode provocar acidentes sérios ao entrar em contato com a rede elétrica. “A serpentina metálica traz um risco muito grande para a população de choque elétrico e, obviamente, de interrupção do fornecimento de energia”, afirmou. Diante disso, a distribuidora reforça o pedido de conscientização, especialmente em períodos de festas e grandes eventos.

O alerta inclui consequências que vão além do risco individual. “Não usem serpentina metálica. Isso traz um risco de choque elétrico e de acidentes que podem ser fatais, além da interrupção de energia para toda uma cidade”.